FOGO

Incêndio atinge casa de máquinas do Hospital da Restauração

Nenhum paciente da unidade de saúde precisou ser transferido e não há registros de vítimas

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 20/11/2015 às 11:00
Foto: Twitter/Rádio Jornal
Nenhum paciente da unidade de saúde precisou ser transferido e não há registros de vítimas - FOTO: Foto: Twitter/Rádio Jornal
Leitura:

Um incêndio atingiu o galpão de manutenção de equipamentos de refrigeração do Hospital da Restauração, na área central do Recife, na manhã desta sexta-feira (20). O fogo que atingiu a área, que fica do lado de fora da unidade de saúde, foi percebido por volta das 10h30 e controlado meia hora depois, sem causar prejuízos no atendimento aos pacientes e sem deixar feridos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio é considerado de pequenas proporções, mas de grande complexidade. “O fogo aconteceu perto de três cilindros de gás acetileno e dois deles estavam vazando. E esse é um gás altamente inflamável”, diz o tenente Klébson Azevedo do Corpo de Bombeiros. Ele destacou ainda que, após controlar as chamas, o trabalho da corporação foi focado em resfriar os cilindros, para evitar que novos incêndios acontecessem. “Mobilizamos duas viaturas, 18 bombeiros e utilizamos mais de 20 mil litros de água neste combate”, conta, acrescentando que o galpão ficou completamente destruído.

Segundo o diretor geral do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo, as chamas começaram durante o reparo de um aparelho de ar condicionado, uma centelha ocasionou o fogo e que nenhum paciente precisou ser transferido. “Desligamos os elevadores e interrompemos temporariamente o funcionamento das salas de exames e evacuamos a área do refeitório, conforme orientação dos bombeiros, uma vez que fica próximo do galpão”, explica. Apesar do fechamento do refeitório, o almoço dos pacientes foi servido normalmente, de acordo com o diretor. “A comida já estava pronta e eles serão servidos, como normalmente, nos quartos”, completa. Os exames voltaram a acontecer por volta das 12h, quando os bombeiros afirmaram que era seguro religar as máquinas e os elevadores.

“Apesar do susto a rotina do Hospital da Restauração, onde aconteciam nove cirurgias, não foi afetada pelo incêndio. Apenas solicitamos à Central de Regulação de Leitos que nos poupasse um pouco, que aqueles pacientes que não fizessem o perfil exclusivo do HR que pudessem ser encaminhados para outras instituições que assim o fossem. No entanto, os doentes neurocirúrgicos, neurológicos, queimados ou de hemorragia digestiva, que são exclusivos desta casa, nós continuamos a receber sem nenhuma restrição", garantiu o diretor Miguel Arcanjo.

De acordo com o encarregado de logística Herbert Cristiano, 37 anos, no início da ocorrência alguns funcionários do hospital passaram orientando pacientes e acompanhantes a descerem do prédio. “Na Ala Laranja, onde eu estava, foram algumas pessoas avisando que deveríamos deixar o andar e ir até o térreo, nisso foram pacientes de cadeira de roda tentar descer, mas então foi avisado que não havia perigo e que poderíamos descer. De qualquer forma, o susto foi grande”, conta.

TRÂNSITO - Para o trabalho do Corpo de Bombeiros, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) bloqueou o tráfego na Rua Joaquim Nabuco, ao lado do hospital. Com isso, a Avenida Agamenon Magalhães está congestionada nos dois sentidos. O engarrafamento em direção a Boa Viagem começa em Olinda. Por isso, o órgão orienta os condutores a seguirem para a Zona Sul pelas avenidas Norte ou Cruz Cabugá, pegando o Cais de Santa Rita e o Cais José Estelita.

Últimas notícias