MUNDO INFANTIL

Crianças e adultos ocupam o Pátio de Santa Cruz pelo direito de brincar

Iniciativa é uma parceria do projeto Lindeza com a Associação Brasileira pelo Direito de Brincar

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/11/2015 às 14:50
Foto: Pedro Escobar/divulgação
Iniciativa é uma parceria do projeto Lindeza com a Associação Brasileira pelo Direito de Brincar - FOTO: Foto: Pedro Escobar/divulgação
Leitura:

Está no Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990), no Artigo 16: "O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: brincar, praticar esportes e divertir-se". Defendendo a brincadeira como a melhor maneira de assegurar o desenvolvimento infantil, estimular a criatividade e o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico dos pequenos, o projeto Lindeza, da recifense Gabriela Vasconcellos Cavalcante, juntou-se à Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil) para promover, neste sábado (21), o 1º Dia do Brincar Recife, no Pátio de Santa Cruz, área central da cidade.

Durante três dias, agentes do brincar foram capacitados e, no sábado, o evento foi aberto ao público para consolidar e comemorar a iniciativa. A capacitação existe há mais de 10 anos e desde 2012 o nome Agentes do Brincar passou a ser uma importante certificação extensiva para profissionais da área. É a primeira vez que a capacitação vem ao Nordeste.

O Agente do Brincar é a pessoa que, utilizando os princípios da ludoeducação, proporciona oportunidades para crianças e adolescentes brincarem. Oferecendo mais oportunidades, eles encorajam as crianças a brincar, participar de jogos, divertir-se e construir coisas diferentes, sozinhas ou com outras.

Quer saber mais? Acesse www.ipabrasil.org e maislindeza.wordpress.com

Últimas notícias