Religião

Igreja Matriz do Barro comemora 100 anos

Para celebrar a data, paróquia preparou uma programação religiosa e festiva

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 04/12/2015 às 21:16
Guga Matos/JC Imagem
Para celebrar a data, paróquia preparou uma programação religiosa e festiva - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Foi em um engenho de portugueses no Recife, hoje avenida Doutor José Rufino, no Barro, na Zona Oeste da capital pernambucana, que nasceu a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em meados do séculos 18. Em março de 1915, após ampliação, o santuário se tornou a Igreja Matriz do Barro e, este ano, comemora 100 anos do título. Para comemorar a data, a paróquia preparou uma programação religiosa e festiva, que começou no último sábado e vai até o dia 8 de dezembro. No cronograma de atividades, estão previstas duas procissões, além de missas solenes celebradas pelo Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e pelos cantores Padre João Carlos Ribeiro e Frei Damião Silva. 

“No dia 28 começaremos a festa com uma procissão de abertura e no dia 8 será uma festa ainda maior, uma vez que é o dia de Nossa Senhora da Conceição e encerramento da programação. Entre essas datas serão celebradas missas em comemoração à santa e aos 100 anos da paróquia”, conta o Padre Iranjúnior Leite da Silva, no comando da igreja há três anos. A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas participem das procissões e outras 600 estejam presentes nas missas.

A igreja, cuja imagem se confunde com a do próprio bairro, passou por recentes melhorias para a festa do jubileu. “Como o santuário não foi tombado, temos alguma dificuldade em conseguir recursos, mas através de doações dos fiéis, pudemos pintar a parte interna da Matriz e melhorar a iluminação para celebrar os 100 anos", conta o pároco.

Natural do Barro, o catequista Fábio Soares Cardoso se envolve com as atividades da igreja desde cedo. “Tenho 34 anos e sempre frequentei a Igreja do Barro. É uma das mais antigas e acredito que tenha um significado muito grande, tanto para o bairro, quanto para a cidade. Pessoas de todo o Recife, e até do interior, vêm aqui rezar pela Nossa Senhora da Conceição, em especial nas datas festivas, quando uma grande festa acontece", destaca Fábio, garantindo que a celebração deste ano será ainda mais bonita. “Todos os fiéis estarão unidos para rezar e agradecer”.

AÇÃO SOCIAL

Com o objetivo de fazer um Natal mais feliz para as crianças carentes das comunidades do entorno, a Igreja do Barroestá arrecadando brinquedos novos e usados em bom estado de conservação, além de alimentos não perecíveis. Os interessados em doar podem entregar os itens na igreja, que fica na Avenida Dr. José Rufino. “Queremos promover um Natal solidário no bairro e unir a paróquia”, afirma o Padre Iranjúnior

Últimas notícias