SAÚDE

Mutirão contra Aedes aegypti chega ao Morro da Conceição

Zona Norte é a nova parada da ação que visa erradicar o mosquito

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 05/12/2015 às 7:02
Rodrigo Lobo/Acervo JC Imagem
Zona Norte é a nova parada da ação que visa erradicar o mosquito - FOTO: Rodrigo Lobo/Acervo JC Imagem
Leitura:

A quarta edição do mutirão da Prefeitura do Recife para erradicação do mosquito Aedes aegypti acontece, hoje, durante todo o dia, no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade. A ação começou no último sábado, no bairro da Cohab, na Zona Sul. Na quinta-feira, passou pela Várzea, Zona Oeste, e ontem voltou à Cohab. Estes últimos são dois dos locais com maior incidência de casos relativos ao inseto, transmissor de doenças como dengue, zika e chicungunha. Cerca de 2.100 imóveis serão visitados, hoje, no Morro da Conceição, por agentes de saúde ambiental e controle de endemias. A operação também contará com caminhões-caçamba para a retirada de entulhos que podem virar focos de proliferação do Aedes.

Campeão de ocorrências com o mosquito em novembro, com 2.781 casos, o bairro da Cohab recebeu, ontem, pela segunda vez, a visita do mutirão. Desde as primeiras horas da manhã, os agentes da vigilância ambiental já percorriam as casas do bairro, procurando por focos do inseto e alertando os moradores sobre a necessidade evitar entulhos. 

Dois caminhões-caçamba e seis garis deram apoio à ação, recolhendo o lixo deixado pelos moradores nas ruas. Entre os potenciais focos do mosquito, muitos pneus e até uma caixa d´água foram recolhidos no bairro.

Em alguns locais, no entanto, o mutirão deixou de levar grandes quantidades de lixo. Na Rua Doutor Benigno Jordão de Vasconcelos, onde um dos veículos tinha acabado de passar, uma montanha de entulhos ficou pelo caminho. “O problema maior é das pessoas que descartam o lixo de qualquer forma. Isso termina criando focos de mosquito”, diz a pedagoga Maísa Vieira, moradora da rua.

Embora a prefeitura ainda não tenha definido a próxima etapa do mutirão, tudo indica que ocorrerá, mais uma vez, no bairro da Várzea, no próximo sábado. Quem desejar denunciar locais onde existe foco do mosquito Aedes aegypti pode ligar para o telefone 0800-281-1520.

Últimas notícias