Mobilidade

Ciclofaixa de 1,7 km é inaugurada na Zona Sul, nesta quarta

Com novo percurso, Recife passa a contabilizar 39,2 quilômetros de rotas cicláveis, mas promessa da gestão é de 76 quilômetros

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 22/12/2015 às 19:00
Edmar Melo/JC Imagem
Com novo percurso, Recife passa a contabilizar 39,2 quilômetros de rotas cicláveis, mas promessa da gestão é de 76 quilômetros - FOTO: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

O Recife corre contra o tempo para tentar consolidar uma rota ciclável na cidade, como prometido pelo prefeito Geraldo Julio. Passados três anos de gestão, o município completa, nesta quarta (23), 39,2 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas (bem aquém dos 76 quilômetros do plano de governo), com a inauguração da Rota Antônio Falcão. O novo percurso tem 1,7 quilômetro de extensão, entre a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, e o acesso da pista leste da Via Mangue, em Boa Viagem, Zona Sul. Anteontem, a Zona Oeste recebeu a Rota Inácio Monteiro, no Cordeiro.

A Rota Antônio Falcão, que é bidirecional, estava prevista para ser inaugurada em janeiro, depois que os cinco quilômetros de ciclovia da Via Mangue (cuja obra está atrasada) fossem concluídos. Mas a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) decidiu não esperar. Todo o trecho da rota terá sinalização vertical e horizontal, com tachões delimitando a faixa exclusiva.

Parte do equipamento vai passar pela Avenida General Mac Arthur e chega até a Rua Antônio Falcão, na interseção com a Rua General Édson Amâncio Ramalho. Ele se conectará com as ciclovias da Via Mangue e a do entorno do Shopping Rio Mar.

“Acredito que é uma das rotas mais promissoras, porque vai ligar três equipamentos e os ciclistas precisam muito dessa interligação entre as rotas. Mas o Plano Diretor Cicloviário (PDC) previa uma ciclovia e não ciclofaixa", salienta Daniel Valença, da Associação Metropolitana de Ciclistas (Ameciclo), entidade que vem pressionando pela execução do PDC.

Salientando a importância do novo percurso para os deslocamentos cotidianos via bike, na Zona Sul, o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, fala na expansão da rede. “No primeiro trimestre também implantaremos a rota de Jardim São Paulo e assim estamos consolidando nossa meta”, afirma. Também se encontra em andamento uma ciclovia no Arruda, Zona Norte.

A CTTU informa que agentes estarão orientando o trânsito na nova rota. Os motoristas que estacionarem na ciclofaixa ou forem flagrados circulando sobre ela estão passíveis de multa grave e gravíssima, no valor de R$ 127, 69 e R$ 574,62 e 5 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), respectivamente.

Últimas notícias