GUERRA AO MOSQUITO

Compesa capacita funcionários para atuarem no combate ao Aedes aegypti

Duas turmas, compostas por 80 participantes cada, irão realizar um treinamento ministrado pela secretaria de saúde de Pernambuco

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/01/2016 às 13:55
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Duas turmas, compostas por 80 participantes cada, irão realizar um treinamento ministrado pela secretaria de saúde de Pernambuco - FOTO: Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Leitura:

Leituristas da companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) irão fortalecer as equipes no combate ao mosquito Aedes Aegypti na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte do Estado. Eles irão aprender a identificar focos de proliferação do mosquito e orientar os moradores sobre como eliminá-los.

Duas turmas, compostas por 80 participantes cada, irão realizar um treinamento no auditório do Pró-Criança, na Rua Vigário Tenório, no Bairro do Recife, área central da cidade. Durante a manhã e a tarde desta segunda-feira, a capacitação será ministrada por Osvaldo Barbosa, da secretaria de Saúde do Estado.

Para coordenar as medidas de combate ao Aedes Aegypti, a Compesa criou o comitê interno que é constituído por representantes de quatro diretorias: a Regional do Interior, Regional Metropolitana, Mercado de Atendimento e Articulação com o Meio Ambiente e por dois técnicos especializados em monitoramento das secretarias de Saúde e Planejamento e Gestão.O comitê, presidido pelo diretor de Articulação e Meio Ambiente (DAM), Aldo Santos, atua em conformidade com o comitê estadual para o monitoramento emergencial do enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito, no qual a Compesa é representada por seu presidente, Roberto Tavares.

Aproximadamente 1,7 milhão de residências no Estado fazem parte do cadastro da Companhia. Elas estão sendo visitadas mensalmente por esses profissionais para aferição do hidrômetro e, agora, para inspeção dos locais que podem se tornar possíveis acumuladores de água.

Os trabalhos de capacitação desses agentes começaram pelas Regiões do Agreste e Sertão do estado. Só em dezembro de 2015, 450 leituristas foram capacitados para trabalharem nessas áreas. 

Em Pernambuco, de acordo com a secretaria de Saúde, foram notificados no período de janeiro do ano passado até 02 de janeiro desse ano, 146.089 casos de dengue, dos quais foram confirmados 51.776, nos 185 municípios. Isso representa um aumento de 693,43% em relação ao mesmo período de 2014. 

Últimas notícias