MOBILIDADE

Via Mangue funciona, mas Conselheiro e Beira-Mar travam

Primeira manhã foi de congestionamentos por causa dos semáforos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 23/01/2016 às 7:00
Leitura:

Fluiu por um lado, travou pelo outro. Quem sabia da abertura da pista leste da Via Mangue, ocorrida na noite da última quinta-feira, levou pouco menos de dez minutos para cruzar os 4,3 quilômetros do corredor, em pleno horário de pico na manhã de ontem. Mas quem resolveu seguir rumo ao Centro pelas Avenidas Conselheiro Aguiar e Boa Viagem ficou preso em longas filas de veículos, até pelo menos as 9h30, quando o trânsito costuma ser um pouco mais ameno no local.

O principal gargalo do dia foi o cruzamento da Rua Manoel de Brito, saída do túnel Josué de Castro, e a Avenida Antônio de Goes, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade. A principal reclamação dos motoristas que circularam pela área foi o tempo do semáforo que marca a saída do túnel. Entre 6h e 10h, são 56 segundos no verde e 59 no vermelho. Ou seja: os poucos carros que pegaram a Via Mangue no sentido Centro tinham praticamente o mesmo tempo dos muitos que transitaram pela Conselheiro Aguiar e Boa Viagem com o mesmo destino. O resultado não era difícil de prever. Bola fora também para a falta de intervenção dos agentes de trânsito do local, que poderiam ter agilizado o fluxo onde ele estava represado.

Em entrevista à Rádio Jornal, na manhã de ontem, o prefeito Geraldo Julio creditou o tráfego pesado nas Avenidas Conselheiro Aguiar e Boa Viagem ao desconhecimento, por parte dos motoristas, da abertura da nova pista da Via Mangue. “São hábitos que serão mudados aos poucos. Leva algum tempo para as pessoas fazerem escolhas. A tendência agora é o fluxo ser diluído entre os três corredores”. Além disso, Geraldo afirmou que os congestionamentos de ontem serviram de base para medições que deverão servir de base para mudanças no tempo dos semáforos na área da Antônio de Goes.

Mesmo no horário de pico da manhã, quando boa parte da população da Zona Sul segue para a área central do Recife, o tráfego na nova pista da Via Mangue foi tranquilo. Com radares instalados no corredor, o que se viu foram motoristas respeitando o limite de 60 quilômetros por hora.

Um ponto negativo foi a falta dos orientadores que estavam em cada um dos acessos ao corredor, no dia da inauguração. Sem orientação e fiscalização, muitos motoristas pegaram a contramão em algumas ruas, como a Professor Eduardo Wanderley Filho. Essa via será mão dupla até o cruzamento com a Rua Aviador Severiano Lins, mas até a manhã de ontem estava pintada como mão única. 

A presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, alega que o tráfego de ontem foi atípico, e que está estudando a migração do fluxo de veículos nos primeiros dias da nova pista da Via Mangue. “As pessoas ainda vão se adequar às novas vias, traçar as rotas antes de sair de casa”.

Para aqueles que ainda estão em dúvida sobre os acessos à nova pista, a equipe do JC Imagem produziu um tutorial mostrando como funciona cada acesso. O vídeo pode ser acessado no endereço......

Últimas notícias