serviço

Plataforma Colab.re é aderida pela Prefeitura do Recife

Prefeiro Geraldo Julio assinou o termo de adesão nesta segunda-feira

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/03/2016 às 16:45
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Prefeiro Geraldo Julio assinou o termo de adesão nesta segunda-feira - FOTO: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Leitura:

A plataforma Colab.re - ferramenta de participação social em que o cidadão apresenta demandas do município para serem solucionadas pela prefeitura - foi aderida pela Prefeitura do Recife. O prefeito da cidade, Geraldo Julio, assinou o  termo de adesão nesta segunda-feira (21). Os cerca de 10 mil usuários recifenses do Colab.re vão ter suas postagens respondidas diretamente pela gestão municipal, através dos órgãos responsáveis por cada solicitação.

O prefeito Geraldo Julio destacou a importância da Prefeitura do Recife em aderir à plataforma, promovendo mais um canal de acesso direto entre o cidadão e a entidade, uma marca dessa gestão. “A plataforma nasceu por iniciativa da própria sociedade em querer participar e influenciar na administração pública. É importante que a gestão pública esteja sintonizada com a sociedade. É uma janela importante para o cidadão se comunicar, participar, reivindicar e levar sugestões para a Prefeitura”, explicou. A PCR terá como área prioritária no Colab, a Saúde. Através do aplicativo, será possível realizar várias ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika.

A prestação de serviço permitirá ao cidadão fiscalizar desperdício de água, uso indevido de energia elétrica e calçadas irregulares, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços públicos da cidade. Uma equipe da Prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re para acompanhar em tempo real as demandas geradas e respondê-las de forma personalizada. No Monitor Colab.re, a Prefeitura acessará a lista das solicitações, que são acompanhadas por um número de protocolo. As postagens contêm foto, local do fato e link gerado pela rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores, o que facilita a identificação desses casos. As demandas serão encaminhadas ao órgão municipal responsável, que informará aos cidadãos sobre a solução para cada caso.

 

COLAB.RE - A plataforma completa três anos de existência esta semana e já possui aproximadamente 100 prefeituras de todo o Brasil cadastradas. As conversas entre o Colab.re e a gestão municipal foram intensificadas no final do ano passado para a adesão. Atualmente existem mais de 150 mil usuários cadastrados em todo o Brasil, sendo 10 mil somente no Recife. 

“O Colab foi pensado e criado no Recife, e hoje é um dia muito importante para a gente, na semana que a plataforma comemora três anos de existência. Vamos começar um trabalho muito importante na cidade, trazendo o que for melhor para a cidade e o cidadão”, explicou Gustavo Maia, cofundador do Colab. A plataforma disponibilizará uma equipe dedicada à estruturação da Prefeitura para o atendimento das demandas. Um comitê para receber as reivindicações será criado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que distribuirá cada pedido entre os órgãos e secretarias responsáveis. O Recife possui o maior contrato com a plataforma, o que possibilitará a utilização de vários recursos.

 

Outros canais entre a PCR e a população:

TRANSFORMA RECIFE – A Prefeitura do Recife já possui iniciativas de integração entre a sociedade e o poder público. Uma delas é o Transforma Recife, que funciona como uma plataforma digital, através de um site (www.transformarecife.com.br) que aproxima voluntários e entidades que necessitam de ajuda.  Lá, de acordo com o interesse de quem se inscreve, incluindo preferências de atuação, localização e disponibilidade, o site mostra as oportunidades de trabalho voluntário, criando um elo entre os interessados e as organizações, funcionando como uma rede social, cruzando perfis de interesse com ofertas de trabalho voluntário em entidades do Recife. Atualmente estão cadastradas mais de 68 mil pessoas e 390 entidades.

OUVIDORIA – Em janeiro deste ano, a Ouvidoria Geral do Município do Recife (OGM), completou um ano de funcionamento com mais de 70% das demandas da população solucionadas. A OGM Recife opera com um moderno sistema de monitoramento de demandas que permite o acompanhamento preciso das manifestações tanto por parte dos gestores públicos, como dos cidadãos demandantes. Cada manifestação registrada pelo cidadão recebe um número de protocolo com o qual ele pode fazer o acompanhamento do seu pedido.

CONECTA RECIFE – Por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), a PCR oferece em 74 pontos da cidade, internet gratuita para a população através do projeto Conecta Recife. O serviço visa incluir digitalmente a sociedade, promovendo o engajamento social, cultural e político do cidadão recifense e o acesso à informações de turismo e lazer ao turista. O acesso à rede é livre e gratuito.

A rede é disponibilizada nos principais pontos turísticos e de maior circulação da população através de sinal wifi (sem fio), próximo aos pontos sinalizados com a placa do projeto. Para utilizar, basta buscar sinal de wifi ”CONECTARECIFE" e solicitar a conexão. Após isso, acesso à internet fica liberado e pode ser utilizado através de computadores, tablets e smartphones.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA – Em atendimento à Lei Complementar Federal 131/2009, conhecida como Lei da Transparência, e visando assegurar ao cidadão uma maior visibilidade das ações do Governo Municipal, através do acompanhamento da boa e correta aplicação dos recursos públicos, a Prefeitura do Recife disponibiliza seu Portal da Transparência (HTTP:// https://transparencia.recife.pe.gov.br/).

O Portal da Transparência é um instrumento importante, com acesso disponível a todo cidadão às informações das execuções orçamentária e financeira do Município, permitindo o acompanhamento das aplicações dos recursos públicos, possibilitando maior fiscalização e participação popular. A PCR disponibiliza o seu Portal da Transparência para permitir que a sociedade possa acompanhar o uso dos recursos públicos e como mais uma forma de comunicação com o cidadão.

Últimas notícias