CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Mundial do Autismo é celebrado neste sábado

É dia de vestir azul para marcar a data. Existem no mundo 70 milhões de autistas

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 02/04/2016 às 6:30
Foto: Guga Matos /  JC Imagem
A alta de alunos com autismo é de 280% se comparada a 2017, quando havia 77.102 matriculados nas escolas do Brasil - FOTO: Foto: Guga Matos / JC Imagem
Leitura:

Este sábado é dia de vestir azul para celebrar o Dia Mundial do Autismo, síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros e 70 milhões de pessoas no mundo. A inclusão de autistas nas escolas e no mercado de trabalho é um dos grandes desafios a serem vencidos. O assunto será debatido em rodas de conversa hoje no Shopping Guararapes, em Piedade, Jaboatão, no Grande Recife. Sessão de cinema especial, apresentação musical e show de mágicos também fazem parte da programação, organizada pela Associação dos Amigos de Autistas (Ama-Getid).

“A inclusão escolar é um desafio constante. Nem todas as escolas conseguem. Há avanços, mas muito lentos. Tem que haver um casamento entre família, escola e sociedade. A parceria é fundamental”, diz a pedagoga e especialista em desenvolvimento humano Ana Cláudia Albuquerque, integrante da Ama. Mãe de Rafael, 10 anos, um menino autista, Ana escreveu o livro “Receitas de Brincadeiras: A arte de desenvolver vários tons de azul!” juntamente com a personal player Frínea Andrade. A publicação será lançada hoje.

“As dificuldades vão da adequação do ambiente escolar à capacitação das pessoas que lidam com as crianças com necessidades especiais. A Lei da Inclusão (que começou a valer no início deste ano) foi importante, assim como a lei estadual criada ano passado. Escolas não podem cobrar a mais, por exemplo, como ocorria antes. Mas ainda temos muito o que vencer”, observa Ana Cláudia.

Ontem à tarde, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) realizou um debate sobre os desafios jurídicos e pedagógicos da educação inclusiva. O encontro foi no auditório da entidade, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. A diretora do Colégio Apoio, Rejane Maia, foi uma das convidadas. A escola que ela dirige há 32 anos, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, foi uma das pioneiras na educação inclusiva.

“A escola inteira tem que se repensar. Para nos resignificar precisamos nos preocupar com a adequação da infraestrutura, com a formação docente e de toda a equipe, com as adaptações curriculares, com a oferta de salas de recursos para assegurar a aprendizagem de todos os que estão na escola”, destaca Rejane.

A procuradora estadual Izabel Cristina Santos também participou do debate. “A inclusão na escola hoje é a principal dificuldade das famílias que tem crianças com necessidades especiais”, afirma Izabel. Seu filho mais velho, Samuel, 12 anos, é autista e estuda no Apoio. “Tive a sorte de encontrar boas escolas. Meu filho interage com os colegas e é muito bem acolhido”, diz Izabel.

Veja programção de hoje no Shopping Guararapes:

9h - Sessão de cinema especial do filme O Bom Dinossauro*
10h - Receitas de Brincadeiras: A arte de desenvolver vários tons de azul, com a pedagoga Ana Cláudia Albuquerque e a personal player Frínea Andrade, com lançamento do livro homônimo
14h - Alimentação x Autismo, há relação?, com a nutricionista Kallina Duarte
15h30 - Medicina Ortomolecular voltada para o autismo, com médica Diana Campos
17h00 - Orientação musical e musicoterapia no autismo, com o maestro José Rodrigues e a musicoterapeuta Luciana Frias
18h30 - Apresentação musical
19h - Show de Mágica - “Magicando solidário, onde o sonho se torna realidade”, com mágicos Montanha e Crispim

* O ingresso individual do cinema vai custar R$ 10, com pipoca e refrigerante inclusos

 

Últimas notícias