Lazer

Comida e diversão na primeira edição da Feira Livre do Poço

Com produtos orgânicos, comida caseira e apresentações artísticas, Feira Livre do Poço será realizada todo primeiro domingo de cada mês, na Zona Norte do Recife

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 03/04/2016 às 6:03
Foto: Edmar Melo/Arquivo JC Imagem
Com produtos orgânicos, comida caseira e apresentações artísticas, Feira Livre do Poço será realizada todo primeiro domingo de cada mês, na Zona Norte do Recife - FOTO: Foto: Edmar Melo/Arquivo JC Imagem
Leitura:

Domingo é dia de feira no Poço da Panela, um recanto simpático na Zona Norte do Recife. Mas nada de sair de casa avexada. Vá sem hora marcada para voltar porque você não vai encontrar apenas frutas, verduras e legumes. Na Feira Livre do Poço também há opções para o café da manhã, almoço, ceia e lanches, além de atrações artísticas.

Mesas e cadeiras estarão espalhadas na Estrada Real do Poço, das 7h30 às 19h deste domingo (3), no trecho próximo da pracinha, convidando o cliente a sentar, comer e conversar à vontade. Participam desta primeira edição do evento nove feirantes com barracas de comidas caseiras: manguzá, cuscuz, tapioca, inhame, batata-doce, vatapá, sarapatel e por aí vai.

Oito pequenos produtores venderão frutas e verduras orgânicas, geleias, pão sem glúten, mel, queijos e compotas. “Tudo com higiene, conforto e segurança. É como se a pessoa estivesse no quintal da casa dela, tentamos reproduzir esse ambiente”, destacam Cecília Montenegro e Laura Ferraz, coordenadoras do projeto Feira Livre do Poço.

A dupla avisa ao público que estão programadas atividades infantis e apresentações musicais gratuitas. Para as crianças, haverá oficinas de fotografias, a partir das 14h. A inscrição é feita na hora, por ordem de chegada. “Teremos três turmas, cada uma composta de seis pessoas, no máximo”, informa Laura Ferraz.

A tarde musical começa às 16h, com o grupo Jambalaya Blues e o cantor Silvério Pessoa. “É um sarau, um som compatível com a feira”, adianta Laura Ferraz. Na pracinha, serão colocados guarda-sóis e cadeiras. Os visitantes também poderão desfrutar de sofás e redes, diz Cecília. Ciclistas terão espaços para guardas as bicicletas.

Todas as latinhas de bebidas consumidas no local serão recolhidas e doadas à Biblioteca Comunitária do Poço da Panela e ao Grupo de Proteção Animal do bairro. “É uma feira que envolve questões ambientais, sociais e educativas”, observa Laura Ferraz. O pessoal de limpeza, serviços gerais e eletricidade foi contratado na comunidade.

A Feira Livre do Poço, projeto aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), vai se repetir todo primeiro domingo de cada mês. “Temos 12 feiras aprovadas, até março de 2017. A ideia inicial era reunir apenas feirantes do bairro, mas nem todos os moradores interessados têm recursos para comprar a matéria prima”, informam.

“Tivemos de abrir vagas para outras pessoas de áreas próximas”, comenta Laura. Elas passaram por um curso de capacitação realizado pelo Sebrae, com orientações sobre o uso equilibrado de sal, açúcar e gordura nos alimentos, higiene e como lidar com o público. A decoração da feira foi executada por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco, do Coletivo La Ursa.

Os interessados em participar do evento podem entrar em contato com as coordenadoras pelo Facebook (feiralivredopoço), WhatsApp (81 99139-9235, Cecília) ou pelo e-mail [email protected].

Últimas notícias