Inovação

Prefeitura do Recife lança projeto para incentivar criação de mobiliário urbano interativo

O projeto Playtown Recife será realizado em parceria com o Cesar e terá o bairro do Recife Antigo como laboratório

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 07/04/2016 às 18:46
Foto: Guilherme Bertouline/ JC Online
O projeto Playtown Recife será realizado em parceria com o Cesar e terá o bairro do Recife Antigo como laboratório - FOTO: Foto: Guilherme Bertouline/ JC Online
Leitura:

Uma cidade interativa, conectada e, acima de tudo, divertida. Esse é o conceito playable city, “cidade jogável” em tradução livre. Foi com o objetivo de transformar a capital pernambucana numa cidade playable que a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), lançou, na manhã desta quinta-feira (7), um projeto inovador que usará o bairro do Recife Antigo como laboratório. O PlayTown Recife reunirá mentes criativas para desenvolver mobiliários e intervenções urbanas que permitam turistas e população interagir ludicamente com a história, cultura ou até mesmo na resolução de problemas do bairro. Em setembro, a Prefeitura do Recife divulgará as sete propostas vencedoras.

O PlayTown Recife é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Turismo e Lazer e o Ministério do Turismo. No final de 2014, o projeto recifense conseguiu vencer quatro cidades na disputa por uma linha de crédito de R$ 2 milhões, oferecida pelo Ministério do Turismo para projetos de inovação. Com a expertise do Cesar em tecnologia criativa, a proposta tomou corpo e, em junho do ano passado, o convênio PlayTown Recife foi assinado. 

“É o momento de sermos ousados, de modificar a forma como o cidadão e o turista interage com a cidade. Queremos que o Recife, que é uma cidade tão rica em identidade e cultura, comece, em cada esquina, a contar sua história através dos equipamentos públicos”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer Camilo Simões. 

Sob supervisão dos profissionais do Cesar, cidadãos, profissionais e estudantes de diversas áreas passarão por três etapas para desenvolver suas propostas. A primeira será o Workshop Cidade Lúdica, que acontece no dia 5 de maio, quando os participantes terão a oportunidade de debater coletivamente sobre os conceitos de cidade e diversão. Nos dias 4 e 5 de junho, será realizada a etapa de Ideação, chamada de Hackathon, onde equipes multidisciplinares terão a missão de criar soluções artísticas e tecnológicas para as pessoas que circulam no Recife Antigo. No mês de julho, acontecerá o Laboratório de Imersão, quando os protótipos serão validados e aprimorados. Em setembro, a Prefeitura do Recife elegerá sete propostas vencedoras, que serão licitadas e seguirão para a etapa de execução.

“A ideia é promover a interação das pessoas com os diversos touchpoints do Recife Antigo. Vamos misturar tradição, cultura, folclore e tecnologia de uma forma lúdica e interativa. Será usado um conceito muito forte de design centrado na experiência do usuário”, esclareceu o superintendente do Cesar, Sérgio Cavalcante. Ele crescentou que o desafio é de que essa iniciativa não se resuma apenas ao turismo no Recife Antigo, mas que a população local possa usufruir desses equipamentos diariamente. 

A escolha do Recife Antigo é simbólica. Camilo Simões e Sérgio Cavalcante destacaram o bairro como ideal para a execução do projeto, já que é uma área em plena transformação urbana com projetos como os novos armazéns, Cais do Sertão, Zona 30 e o Boulevard da Rio Branco. “Com esse projeto vamos abrilhantar ainda mais a ilha, deixá-la mais atrativa. O recifense e o turista terá uma experiência ainda mais completa”, frisou o secretário Camilo Simões, que, a partir da experiência no Recife Antigo, pretende levar o projeto para outros bairros da cidade.

A participação no PlayTown Recife é aberta ao público. As inscrições podem ser feitas pelo site do projeto. A divulgação também acontece por meio do FacebookInstagram e WhatsApp. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3419-6635 ou pelo e-mail [email protected]

Últimas notícias