Prevenção

Postos de saúde do Recife terão vacina contra gripe H1N1 entre 30 de abril e 20 de maio

Nesta segunda, município iniciou pré-campanha em abrigos, creches e unidades de saúde

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 18/04/2016 às 19:45
Fernando da Hora/JC Imagem
Nesta segunda, município iniciou pré-campanha em abrigos, creches e unidades de saúde - FOTO: Fernando da Hora/JC Imagem
Leitura:

Algumas pessoas procuraram postos de saúde do Recife, nesta segunda (18), na expectativa de se imunizar contra a gripe, mas essas unidades de saúde só terão vacinas disponíveis (e ainda assim para grupos de risco) entre os dias 30 de abril e 20 de maio. A pré-campanha de vacinação iniciada nesta segunda é realizada em unidades de saúde, abrigos e creches, especificamente para idosos e crianças destes locais, além de profissionais de saúde.

A atendente de telemarketing Michaelle Gomes, 19 anos, e o ajudante de capinação Flávio da Cruz, 23, levaram o filho José Michel, de 1 ano e 7 meses, a um posto de saúde do Recife, ontem. “De qualquer forma, ele tomou vitamina A. No ano passado, foi vacinado contra gripe pela primeira vez e nunca adoeceu. É muito saudável", declarou a jovem, reforçando que levará o filho a um posto no dia 30.

“Nossa capacidade executora é atrelada ao recebimento da vacina e só chegou cerca de 20% da quantidade global prevista (de 365,5 mil doses)”, explica o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia. “O fato de estar em creche, abrigo ou acamada gera um risco maior de pequenos surtos entre essas pessoas, por isso começamos por elas. No caso dos profissionais de saúde, eles entram em contato com pessoas doentes ou não. Então é importante estarem vacinados para não transmitir a gripe”.

Podem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. A campanha segue até o dia 20 de maio e a meta é vacinar pelo menos 80% da população-alvo, composta por 365.490 pessoas

 

Últimas notícias