Saúde

Vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de maio

Campanha acontece em todo Estado com a expectativa de imunizar 90% do rebanho e manter o status de área livre da doença

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/04/2016 às 22:02
Foto: Divulgação/ Governo de Pernambuco
Campanha acontece em todo Estado com a expectativa de imunizar 90% do rebanho e manter o status de área livre da doença - FOTO: Foto: Divulgação/ Governo de Pernambuco
Leitura:

Para manter o status de área livre de febre aftosa, todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser imunizado na primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa acontece de 1° a 31 de maio. Realizada pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), a iniciativa espera vacinar mais de 90% do rebanho pernambucano, ou seja mais de 1,9 milhões de animais.

A partir de segunda-feira (2), todas as farmácias veterinárias cadastradas passarão a comercializar o produto, que deve ser conservado no gelo, em temperatura entre 2°C e 8°C. O imunizador deve ser aplicado nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde, para evitar o estresse dos animais. A agência lembra ainda que o local da aplicação deve estar limpo para evitar contaminação e a agulha deve ser trocada ou higienizada a cada dez aplicações.

"Além de imunizar o rebanho, o produtor não deve esquecer de declarar a vacinação nos escritórios da Adagro, pois o inadimplente pagará multa e terá restrições para transitar com o animal", lembra a Gerente Geral da Adagro, Erivânia Camelo. Realizada duas vezes por ano, em maio e novembro, a ação manteve a média de vacinação em 96% no ano passado.

A DOENÇA - A febre aftosa é altamente contagiosa e causa febre e ferimentos na boca, garganta, pele e ao redor dos cascos. As áreas afetadas pela doença sofrem severas perdas econômicas, em decorrência da diminuição e desvalorização dos produtos de origem animal,bem como por limitações no mercado internacional. Bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos são atingidos pela febre aftosa.

Últimas notícias