Intercâmbio

Alunas da rede estadual são selecionadas para intercâmbio no MIT, nos Estados Unidos

Ana Gabriela Barbosa e Juliana dos Santos já participaram do Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado, e agora farão, durante um mês, um curso de imersão no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 24/05/2016 às 7:30
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Ana Gabriela Barbosa e Juliana dos Santos já participaram do Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado, e agora farão, durante um mês, um curso de imersão no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

As jovens estudantes Ana Gabriela Lima Caetano Barbosa e Juliana Júlia Araújo dos Santos, ambas de 17 anos e egressas de escolas públicas, terão novamente a oportunidade conhecer uma nova cultura através do Programa Ganhe o Mundo (PGM), do Governo do Estado. Após passarem quatro meses imersas na cultura neo-zelandesa no ano passado, as garotas conseguiram ser novamente selecionadas para um programa de intercâmbio, desta vez através de uma parceria inédita entre o programa pernambucano e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, nos Estados Unidos. 

A oportunidade surgiu por meio do Women’s Technology Program (WTP), um programa da universidade americana que incentiva o aumento do número de mulheres na área das ciências exatas. Anualmente, a instituição oferece um curso de imersão, com duração de um mês, para 60 estudantes mulheres de todo mundo que estão a um semestre de decidir qual curso seguir na universidade. A intenção é de que essas jovens, ao entrarem em contato com a vivência acadêmica, optem por carreiras nas ciências exatas. Em abril desse ano, o MIT solicitou a colaboração da gestão do PGM na seleção de duas alunas pernambucanas para o projeto. 

Ana Gabriela e Juliana tiveram que passar pelas duas etapas do processo seletivo, restrito para alunas do 3º ano do ensino médio de escolas estaduais, que tivessem feito o intercâmbio através do PGM para países de língua inglesa. Foram avaliadas as notas das alunas nas matérias de português, matemática e inglês, além de uma redação escrita na língua estrangeira.

“É uma experiência diferente em relação ao ano passado, agora estaremos em um ambiente universitário. A expectativa é muito alta, pois isso pode nos ajudar no futuro, tanto pessoalmente, como academicamente” , conta Juliana, que estuda na Escola de Referência em Ensino Médio Senador Paulo Pessoa Guerra, em Tejipió, Zona Oeste do Recife. 

Para Ana Gabriela, a imersão vem em um momento crucial. “Veio na hora certa, pois estamos em ano de vestibular e eu nunca tive contato com nada da área. Será uma forma de saber se eu me sinto bem no curso que escolhi”, explica a estudante da Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, que quer cursar engenharia na universidade, assim como Juliana. 

Para a gestora de intercâmbio do PGM Daniella Nardon, a ida das duas alunas pode representar o começo de uma parceria fixa. “É um projeto piloto. Digo que elas estão sendo embaixadoras dessa parceria, já que nossa intenção é de que essa cooperação renda frutos e possa se expandir nos próximos anos”, acredita. 

Ana Gabriela e Juliana embarcam para os Estados Unidos no final de junho, onde ficam durante um mês instaladas no MIT, com despesas de hospedagem, transporte e alimentação totalmente bancadas pela universidade americana. 

Dados do Programa Ganhe o Mundo

Ao todo, neste ano, serão oferecidas 1030 vagas, 20 na área de esportes e 10 na área musical. Os jovens que participam da versão tradicional do programa têm a oportunidade de estudar em países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Argentina, Chile, Espanha e Uruguai.

Últimas notícias