Saúde

Criança com microcefalia ainda aguarda vaga na UTI do Barão de Lucena

Bebê de sete meses segue internado devido a comlicações respiratórias

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/06/2016 às 9:31
Foto: Marcela Balbino/JC
Bebê de sete meses segue internado devido a comlicações respiratórias - FOTO: Foto: Marcela Balbino/JC
Leitura:

O bebê com microcefalia de apenas sete meses ainda não conseguiu um leito em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, Zona Oeste do Recife. A criança João Miguel Silva Nunes se encontra internado desde a última quinta-feira (9), devido a complicações respiratórias.

Segundo informações do setor de emergência do Barão de Lucena, houve uma tentativa de transferência para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência no tratamento da microcefalia. No entanto, não houve sucesso, também por falta de leitos.

João Miguel está intubado no Barão de Lucena e espera uma vaga na UTI após ter sofrido com uma crise de asma e cansaço. O pai da criança obteve uma liminar no Ministério Público, mas o leito disponível é na cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano. Uma eventual viagem de Recife para a cidade agrestina seria de alto risco para o bebê, segundo a equipe médica.

No sábado (11), a Secretaria Estadual de Saúde emitiu uma nota:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que o paciente J.M.S.N. deu entrada na emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena (HBL) na última quinta-feira com doença respiratória e rapidamente evoluiu para um quadro de insuficiência respiratória, necessitando de intubação e transferência para um leito de UTI Pediátrica em outra unidade, uma vez que todos os leitos dessa natureza do HBL já se encontravam ocupados.

Com a interferência da Central de Regulação de Leitos do Estado houve a possibilidade de remoção do paciente para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Mas devido à gravidade e à instabilidade do quadro no momento, a equipe médica do Hospital Barão de Lucena desaconselhou a transferência. No entanto, J.M.S.N. segue internado na sala vermelha, intubado, em estrutura semelhante a uma UTI, com medicamentos de última geração e equipamentos de ponta, e recebendo todos os cuidados da equipe multidisciplinar do HBL, enquanto aguarda pela liberação de uma vaga na unidade.

Por fim, a SES esclarece que a lista de espera por este tipo de leito é bastante dinâmica.

Últimas notícias