SISTEMA PRISIONAL

Polícia é acionada para conter rebelião em presídio de Caruaru

Rebelião aconteceu no final da tarde deste sábado no presídio de Caruaru.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/07/2016 às 18:36
Leitura:

Atualizado às 20h15

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados na tarde deste sábado (23) para conter uma rebelião na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste do Estado. Até 20h a situação não havia sido controlada.

Há informações de que existem presos mortos e também feridos. A confusão teria começado por volta das 16h30. Os Bombeiros mandaram viaturas para o local por volta das 17h. Internos ficaram no telhado e tocaram fogo em colchões. Há muito fogo.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, está indo para Caruaru acompanhar a rebelião. Segundo ele, os detentos ficaram revoltados com a transferência de um colega que estaria, conforme denúncia que chegou à secretaria, extorquindo outros presos e praticando violência.

"Eles não aceitaram a transferência e por isso começaram a rebelião. Ressalto que aqui em Pernambuco preso não manda no sistema prisional", comentou Pedro Eurico. O secretário disse que a unidade prisional de Caruaru tem 1.850 detentos.

Sábado é dia de visitas na unidade prisional. Do lado de fora do presídio há muitos curiosos e parentes de presos.

Relatório da Human Rights Watch (HRW), entidade internacional, apontou, ano passado, que Pernambuco tinha as prisões mais superlotadas do País. Segundo o estudo, em Pernambuco havia, em 2015, quase 32 mil presos em unidades que somavam 10,5 mil vagas.

Últimas notícias