MÃO NA MASSA

Voluntários arrecadam doações para construir feira e horta na Comunidade do Pilar

Neste fim de semana, acontece a última fase do projeto da Startup Weekend Comunidades, com um mutirão de construção

Raissa Ebrahim
Cadastrado por
Raissa Ebrahim
Publicado em 26/08/2016 às 18:30
Foto: divulgação
Neste fim de semana, acontece a última fase do projeto da Startup Weekend Comunidades, com um mutirão de construção - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

Fomentar o empreendedorismo com foco no proposito social. Esse é o grande objetivo da Startup Weekend (SW) Comunidades, um evento de inovação que acontece em setembro no Recife, no CESAR.Brum, no Recife Antigo. O grande encontro é apenas mês que vem, mas o grupo local de voluntários à frente da SW está desde abril desenvolvendo um belo trabalho na Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife.

Ao longo dos últimos meses, foi constatado, em diversos trabalhos junto à comunidade, que o sonho do Pilar está relacionado ao empoderamento econômico e, para isso, os moradores estão reconhecendo seus talentos e se reunindo para fomentar a chamada Feira do Pilar. A comunidade do Pilar é historicamente excluída e vive um alto nível de vulnerabilidade.

A ideia é construir barracas padronizadas e uma horta comunitária, formalizar os negócios e capacitar os participantes como microempreendedores individuais, além de outras ações. Neste fim de semana, de hoje (26) a domingo (28), das 8h às 18h, acontece um mutirão para que tudo isso se transforme em realidade.

A ação é o quinta e último passo (Milagre) do projeto iniciado em abril. Após quatro fases que identificaram belezas, talentos e recursos, o momento agora é de realizar os sonhos, considerando os aspectos socioeconômicos, sociocultural e socioambiental da comunidade.

A metodologia utilizada pelo grupo é chamada de Oásis – Tecnologia Social Gamificada. O objetivo é abrir diálogo com a comunidade. O Jogo Oásis, desenvolvido pelo Instituo Elos, é uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã, composta por jogadores e comunidades. 

Para chegar ao objetivo final, o grupo está arrecadando doações para que a montagem das barracas aconteça como planejado pela comunidade. Vale doar, por exemplo, tubulação metálica, dobradiças, lonas, ganchos, pallets, pregos, martelos, tinta, tesoura, quantia em dinheiro para aluguel de máquina de solda.

Atualmente há um mapeamento de 25 empreendimentos. O grupo de voluntários também está reunindo gente que queira participar da montagem no fim de semana colocando a mão na massa. Quem tiver interesse em ajudar pode clicar aqui e fazer a inscrição. Mais informações: 81 997934224.

"Não tem como solucionar problemas sem a comunidade estar envolvida. Então a ideia de engajar a comunidade trouxe a vontade de realizar a metodologia do Oásis no Pilar. Queremos também aproveitar que o Recife Antigo está tão forte com o Porto Digital, os eventos e o Marco Zero e inserir a comunidade, ajudando a mostrar como ela pode aproveitar esse movimento para gerar renda num local de alto nível de vulnerabilidade", explica Mayara Pimentel, da equipe Startup Weekend Recife Comunidades. 

"Estamos também em contato com a prefeitura para ver como a comunidade pode ser melhor inseridada no roteiro da cidade. O Pilar tem vários talentos, mulheres que fazem arrumadinho, bolo, brigadeiro, bebida, além das pessoas que fazem artesanato, almofada, sandálias", detalha.

Startup Weekend Comunidades - O Startup Weekend Comunidades é um evento que dura 54 horas ao longo de um fim de semana (23 a 25 de setembro) e tem como principal objetivo reunir líderes locais da comunidade do Pilar, designers, programadores e empreendedores para que juntos possam discutir, propor e validar soluções de impacto voltadas para comunidades de baixa renda e que possam ser escaláveis. Ingressos aqui (R$ 90 e R$ 120).

Últimas notícias