ASSALTO

Em ato heroico, vigilante reage e evita assalto aos Correios de Casa Amarela

Um dos suspeitos foi preso horas após a investida, três pessoas ficaram feridas

Talita Barbosa
Cadastrado por
Talita Barbosa
Publicado em 24/09/2016 às 6:15
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Um dos suspeitos foi preso horas após a investida, três pessoas ficaram feridas - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

O vigilante Romildo Henrique de Souza foi escalado para cobrir as férias de um colega durante um mês, na agência dos Correios da Rua Padre Lemos, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Ontem ele enfrentou o momento mais difícil dessa missão: trocou tiros com três assaltantes armados com pistolas, impediu a investida e salvou a vida de cerca de dez pessoas presentes no local. A ação ocorreu por volta das 12h20 de ontem. Os assaltantes fugiram a pé, sem levar nada. Romildo foi considerado pelos funcionários da empresa e pela polícia como um herói. Ele e dois clientes ficaram feridos na troca de tiros.

“O vigilante teve um ato heróico. Ele lutou contra três bandidos armados, salvou a própria vida e evitou que uma tragédia acontecesse”, declarou o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro.

De acordo com informações do delegado Eduardo Bastos, enquanto dois dos suspeitos entravam na agência, o terceiro foi visto por Romildo. Quando notou que estava sendo observado, o criminoso, que estava fora da agência, atirou contra ele. O vigilante foi baleado na coxa, mas, mesmo atingido, conseguiu atirar contra um dos assaltantes.

Segundo a polícia, cerca de dez tiros foram efetuados. Além de Romildo, mais duas clientes que estavam sendo atendidas, no momento da investida, foram atingidas. Janaína Marinho de Souza, 43 anos, e o vigilante, foram encaminhados ao Hospital Agamenon Magalhães, na Zona Norte, e em seguida, para o Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste. A segunda vítima, Vanderlei Maria dos Santos, 46 anos, levou dois tiros. Ela foi atendida pela UPA de Nova Descoberta e encaminhada para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. Os três passam bem.

Poucas horas após a tentativa de assalto, um deles foi capturado e encaminhado à Polícia Federal. De acordo com a PM, João Paulo de Oliveira Ferreira, 22 anos, foi preso pela Patrulha do Bairro do 11º BPM no bairro de Vasco da Gama, Zona Norte. No momento da prisão, ele portava uma pistola de carga da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Enquanto moradores do bairro relatam que a unidade é alvo de investidas constantes, a PF diz que a agência da Rua Padre Lemos é uma das mais seguras dos Correios.

“A ação foi muito agressiva, mas a agência conta com muitos dispositivos de segurança. Não é algo rotineiro”, assegurou Giovani Santoro. A polícia acredita que os bandidos colocaram as armas dentro de uma pochete no local onde fica o porta-objetos e assim, conseguiram passar pela porta giratória. O circuito interno de câmeras registrou toda a ação e as imagens vão auxiliar nas investigações.

Em nota, os Correios declararam que a agência será reaberta após o fim das investigações e que a empresa “é vítima de problemas de segurança pública como toda a sociedade”, reiterando que todas as agências possuem itens de segurança.

Últimas notícias