EMLURB

Limpeza urbana é retomada no Recife

Garis estavam de braços cruzados desde a última sexta-feira

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/04/2017 às 21:48
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Garis estavam de braços cruzados desde a última sexta-feira - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura do Recife retomou, neste domingo (9), os serviços de limpeza urbana, que estavam paralisados desde a sexta-feira (7). A informação foi confirmada, em nota, pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que afirmou estar intensificando o serviço para recolher todo o lixo acumulado durante o final de semana. O prazo para a conclusão do serviço é a madrugada da próxima terça-feira (12).

Os garis reivindicavam melhores condições e pediam a manutenção do emprego. A Justiça do Trabalho suspendeu um Termo de Interdição, realizado pelo Ministério do Trabalho, que proibia os garis de realizarem a coleta de lixo pendurados no estribo dos caminhões caçamba. A medida foi solicitada pela Prefeitura, para que os profissionais voltassem ao trabalho.

Confira a nota da Emlurb na íntegra:

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), informa que, neste domingo (9), foram retomados os serviços de limpeza urbana. A Emlurb trabalha na intensificação do trabalho com o objetivo de recolher o lixo acumulado até a madrugada da próxima terça-feira (12). Somente hoje, o órgão atua com 36 caminhões durante todo o dia, 26 acima da programação normal, além de 55 caminhões no período noturno que percorrerão os bairros da Zona Norte da capital.

Desde o início da ação, na última sexta-feira (7), a Prefeitura atuou no sentido de buscar na justiça a retomada imediata dos trabalhos. Além disso, agiu junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE) para tornar sem efeito a decisão unilateral e abrupta tomada pelos fiscais do Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) que proibia a coleta sem o apoio dos estribos nos caminhões compactadores, razão da paralisação dos trabalhadores.

Últimas notícias