Grafitagem

Alunos de escola pública fazem grafitagem em subestação de Garanhuns

A grafitagem foi realizada quinta-feira (20) no muro da subestação de energria elétrica da Celpe, no Agreste de Pernambuco

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 21/04/2017 às 15:28
Foto: Divulgação
A grafitagem foi realizada quinta-feira (20) no muro da subestação de energria elétrica da Celpe, no Agreste de Pernambuco - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A subestação de energia elétrica de Garanhuns, localizada na BR-423, rodovia federal no Agreste pernambucano, é a primeira do Estado a ter muros grafitados por estudantes de um colégio público. A grafitagem foi realizada quinta-feira (20) por estudantes da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias (CAIC), com orientação do artista Gallo de Souza.

Antes de botar as mãos nas tintas, os alunos participaram de oficina de grafitagem conduzida pelo artista. E também assistiram a um espetáculo teatral com dicas sobre o uso da energia de forma segura. Além da segurança, a peça transmite orientações de consumo consciente da energia. A finalidade é ajudar as famílias a adequarem o consumo ao orçamento doméstico.

Com a capacitação na arte da grafitagem, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) espera que os alunos levem o aprendizado para as ruas e expressem, de forma lúdica, nos muros da subestação, a importância do uso seguro da energia elétrica. O resultado já pode ser conferido pela população local.

A grafitagem das subestações tem sido adotada pela companhia como estratégia para evitar pichações, transformando os muros em painéis com orientações sobre o convício com a energia elétrica. São representadas, em desenhos, dicas do tipo: não soltar pipas nas proximidades da rede de distribuição, evitar a instalação de antenas perto da rede de energia e não fazer ligações clandestinas, entre outras.

PREVENÇÃO

O artista Gallo de Souza, um dos que tem assinado os murais nas subestações da Celpe, fez o treinamento para cerca de 30 alunos, de 14 e 18 anos, da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias. Os alunos foram orientados a adotar uma linguagem simples, do cotidiano, com ilustrações que reforcem os cuidados com a energia elétrica.

Técnicos da Celpe aproveitaram a grafitagem, na quinta-feira (20), para distribuir panfletos no entorno da subestação com alertas sobre o uso seguro da energia e a importância de se respeitar a distância da rede elétrica.

Garanhuns é o primeiro município onde alunos de escolas participam da grafitagem com o artista Gallo de Souza. A ideia é expandir a iniciativa e contar com o apoio da comunidade como multiplicadores da cultura da prevenção.

Últimas notícias