RELIGIÃO

Procissão de São Jorge sai neste domingo (23) pelas ruas da Zona Norte

Organização tem expectativa que duas mil pessoas participem da procissão em homenagem ao Santo Guerreiro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/04/2017 às 15:30
Foto: Marcelo Pinto/ APlateia/Fotos Públicas
Organização tem expectativa que duas mil pessoas participem da procissão em homenagem ao Santo Guerreiro - FOTO: Foto: Marcelo Pinto/ APlateia/Fotos Públicas
Leitura:

A tenda umbanda Pai Francisco fará neste domingo (23), a partir das 18h, a procissão de São Jorge pelas ruas da Zona Norte do Recife. A romaria em homenagem ao Santo Guerreiro terá início na Rua das Moças, no Arruda, e percorrerá ainda a Rua da Regeneração, Centro de Água Fria, Avenida Beberibe e Rua do Triunfo.

A expectativa da organização é que mais de 2 mil pessoas participem da caminhada. A romaria também serve para levantar o debate acerca da intolerância religiosa, além de exaltar a cultura e a religião africanas.

Durante a procissão, além do andor com a imagem de cerca de um metro de altura de São Jorge, enfeitada e levada em uma caminhonete, a romaria vai contar com a presença de 500 baianas vestidas com roupas típicas dos orixás, uma cavalgada dos Cavaleiros de Ogum, grupos de moças com as bandeiras de cada um dos dez orixás da Umbanda e a apresentação do Maracatu Nação Cambimda Estrela.

A novidade é que este ano a romaria vai contar com a presença da frevioca, que foi cedida pela Prefeitura do Recife para prestigiar o evento. “Neste domingo, estamos fazendo 48 anos de procissão em homenagem a São Jorge. É o único terreiro de Pernambuco a fazer esse tipo de celebração. Vamos ter muita cor e música”, disse o Babalorixá Pai Messias, à frente do evento.

HISTÓRIA

Há 48 anos, a procissão de São Jorge homenageia o santo que, na Umbanda e nas religiões de matrizes africanas, é conhecido como Ogum. A romaria começou porque o esposo de uma das filhas de santo da Tenda de Pai Francisco ficou doente, e para pedir a melhora do esposo, a mulher resolveu fazer uma promessa para o santo. “Ela queria fazer uma bandeira para São Jorge e colocá-la aos pés da imagem dele. Mas eu sugeri que uma romaria seria melhor”, explicou Pai Messias. A partir daí, muita gente apareceu para também pedir por seus parentes e amigos.

Últimas notícias