METEOROLOGISTA

Ventos fortes podem durar até o fim da semana no litoral

Meteorologista da Apac informou, nesta quarta-feira (5), que a previsão é de que os ventos mais intensos persistam por mais dois ou três dias

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/07/2017 às 10:35
Foto: Ricardo Carneiro/JC Imagem
FOTO: Foto: Ricardo Carneiro/JC Imagem
Leitura:

Os ventos com intensidade acima da média registrados no Recife devem persistir até o fim desta semana. O meteorologista Patrice Oliveira, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), afirmou, nesta quarta-feira (5), que "a modelagem está dizendo que esses ventos vão passar mais uns dois a três dias com intensidade moderada a forte aqui na nossa costa".

Segundo o meteorologista, "todos os ventos na costa do nordeste estão mais intensos". Nesta quarta-feira (5), a Apac registrou a maior velocidade de vento na área do Aeroporto do Recife, na Zona Sul, foram 35 km/h. Na terça (4), a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou no Recife ventos de 43,2 km/h nesta. A velocidade foi quatro vezes maior do que a notificada para o mês de julho, que geralmente apresenta ventos de 10 km/h, aproximadamente.

Alerta de chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (5), um alerta para chuva que pode ser acompanhada de rajadas de vento em áreas isoladas do Grande Recife e Zona da Mata. De acordo com o órgão, o acúmulo de precipitação pode alcançar 30 milímetros por hora. O aviso é válido até o final desta quinta-feira (6).

Queda de árvores

A forte ventania colaborou com a queda de diversas árvores desde a quarta (4). Nesta quinta-feira (5), além de incidentes nos bairros da Imbiribeira, Ibura e Iputinga, uma árvore também caiu na Via Mangue, em Boa Viagem, na Zona Sul, interditando um trecho da via e atingindo um carro que passava no local.

Nota da Celpe

Por meio de nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que, em função dos ventos de maior intensidade, registrou desde a última segunda-feira (3), aumento superior a 50% no número de chamados no Grande Recife. As principais ocorrências foram provocadas quedas de árvores e objetos projetados contra a rede elétrica. Em casos de fiação partida por quedas de árvores, a companhia orienta a manter distância do fio, isolar a área e acionar, imediatamente, a empresa pelo telefone gratuito 116.

A Celpe solicita aos clientes que durante a comunicação de falta de energia tenham sempre à mão o número do contrato, o que facilita a identificação das ocorrências. Além do teleatendimento, a Celpe oferece um aplicativo para smartphones para solicitar, entre outros serviços, restabelecimento do fornecimento de energia. A comunicação de interrupções também pode ser realizada por meio de envio de mensagem de texto para o número 26560, informando o número da conta contrato do imóvel.

Foto: Ricardo Carneiro/JC Imagem
Árvore caiu na Via Mangue nesta quarta-feira (5) - Foto: Ricardo Carneiro/JC Imagem
Foto: Ricardo Carneiro/JC Imagem
Trânsito na pista leste ficou parcialmente interditado - Foto: Ricardo Carneiro/JC Imagem
Foto: Ricardo Carneiro/JC Imagem
Congestionamento se formou ao longo da via - Foto: Ricardo Carneiro/JC Imagem
Foto: Ricardo Carneiro/JC Imagem
Carro foi atingido, mas condutora não se feriu - Foto: Ricardo Carneiro/JC Imagem
Foto: Franco Benites/JC
Na rua Sá e Sousa, outra árvore caiu - Foto: Franco Benites/JC
Foto: Franco Benites/JC
Não houve feridos - Foto: Franco Benites/JC

Últimas notícias