Geral

Carroças de catadores de recicláveis são reformadas e decoradas no Recife

A expectativa é que mais de 40 catadores levem suas carroças para uma reforma estrutural e instalação de itens de segurança, como buzinas, espelhos-retrovisores e fitas refletivas

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 02/09/2017 às 14:08
Filipe Jordão/JC Imagem
Os catadores de materiais recicláveis descooperativizados são população mais vulnerável - FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

Catadores de materiais recicláveis têm a oportunidade de ter suas carroças reformadas e grafitadas, neste sábado (2), através do projeto do Pimp My Carroça, realizado no estacionamento da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. O evento divide espaço com o Re-Circo (circo da reciclagem), que mistura atrações culturais com educação ambiental. A expectativa é que, até o fim do dia, mais de 40 catadores levem suas carroças para uma reforma estrutural e instalação de itens de segurança, como buzinas, espelhos-retrovisores e fitas refletivas. Cada uma é pintada por grafiteiros locais com artes e frases de efeito.

“Já foram recicladas, através do projeto, mais de 840 carroças em 45 cidades de 13 países. É uma ação que dá mais visibilidade aos catadores, que recolhem cerca de 90% do material que vai para reciclagem no País”, destaca o diretor-geral da Universo, Ubirajara Tavares de Melo Filho.

A produtora do movimento Pimp My Carroça, Carol Pires, frisa que o projeto tem como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho aos catadores. “Queremos tornar o equipamento de trabalho deles mais seguro e visível. Isso aumentará a interação deles com as pessoas que transitam nas ruas e que terão a oportunidade de passar a enxergá-los como verdadeiros agentes ambientais”, diz Carol. A reforma estrutural das carroças tem apoio dos alunos de engenharia de produção da Universo.

“É uma oportunidade muito boa porque ajuda a gente a deixar a carroça mais segura e bonita. Uma reforma dessa custa muito. Soube do evento por um vizinho e resolvi trazer a minha carroça”, conta o catador Alisson Silva, 24 anos, que recolhe alumínio, papelão, garrafas pet, ferro e plástico das ruas do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. “Com esse trabalho, coloco a feira do supermercado dentro de casa. Ganho até 900 reais por mês.” Ele aproveita o evento para conhecer o Cataki, aplicativo que possibilita ao usuário encontrar um catador disponível para recolher materiais recicláveis dos cidadãos. A ferramenta está disponível para download na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android).

SAÚDE 

Os catadores e suas famílias ainda contam, durante o evento, com serviços de saúde e bem-estar. Os alunos e professores da área da instituição de ensino estão oferecendo aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Os catadores também recebem orientações sobre postura, higiene de alimentos e técnicas de automassagem, além de assistirem à palestra sobre câncer de pele. “Para os casos em que os exames detectarem algum problema de saúde, vamos oferecer suporte e atendimentos nas nossas clínicas-escolas de enfermagem, fisioterapia e nutrição”, informa Ubirajara.

A primeira edição do Pimp My Carroça no Recife foi realizada em 2015 e contemplou 58 catadores. Na capital pernambucana, o projeto é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O próximo evento será no dia 28 de outubro, em Salvador.

Últimas notícias