ATITUDE CIDADÃ

Campanha arrecada donativos para idosas carentes no Recife

Entre as maiores necessidades estão produtos de higiene, roupas íntimas e chinelos

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 10/09/2017 às 8:50
Foto: JC Imagem
Entre as maiores necessidades estão produtos de higiene, roupas íntimas e chinelos - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Transformar solidão em alegria. Há oito anos, essa missão foi assumida por duas amigas, idealizadoras do Projeto Primavera Dourada, que beneficia idosos de instituições carentes do Estado. Até a próxima sexta-feira, a iniciativa recebe donativos, que serão entregues sábado a 30 senhoras em um bailinho beneficente na Associação Espírita Casa dos Humildes, localizada no bairro de Santana, na Zona Norte da capital pernambucana. Entre as necessidades das idosas estão produtos de higiene, roupas íntimas e chinelos.

O projeto, que existe desde 2009, nasceu, literalmente, de um sonho de uma das fundadoras. “Quando tinha sete ou oito anos, sonhei que trabalhava com idosos. Desde então, sempre tive vontade de trazer isso para a minha realidade. Anos depois, surgiu a ideia do Primavera Dourada. É uma iniciativa minha e de uma amiga, que também queria atuar no terceiro setor. Começamos recolhendo fraldas, leite e o que mais as instituições precisassem. Então, juntamos amigos e voluntários para cantar e dançar com os idosos na entrega”, conta a jornalista Rosa Miranda.

Várias instituições do Estado foram beneficiadas pelo projeto, mas, há cinco anos, a Casa dos Humildes ganhou um lugar especial no coração de Rosa e da amiga Camila Santos. “Não queríamos nos apegar a uma única entidade, mas nosso trabalho é muito importante para as idosas desse lar. São muitas histórias de vida, entre elas estão vários casos de abandono”, justifica a jornalista.

As ações acontecem a cada quatro meses e já chegaram a envolver 15 voluntários. Desta vez, a lista de necessidade das ‘vovozinhas’, como são chamadas carinhosamente as 30 moradoras do abrigo, inclui calcinhas tamanho G e GG (em algodão), sandálias havaianas tamanhos 35 a 40, sabonetes, desodorantes, creme para pentear os cabelos, talco e fraldas tamanho G. Não são aceitos valores em dinheiro. As doações podem ser entregues nos endereços das voluntárias, nas zonas Norte e Sul da capital. Quem preferir, pode ter os donativos recolhidos na própria residência. Informações sobre como ajudar podem ser obtidas através dos telefones (81) 99480-0966 ou 98934-4554. O bailinho acontece no sábado, das 9h às 11h.

PALAVRAS

Quem não puder doar os produtos da lista, pode contribuir com palavras. As voluntárias reúnem cartinhas, mensagens e textos para que as idosas se sintam lembradas. “O abandono por parte das famílias é muito grande, por isso nosso trabalho é tão importante. Acreditamos que só um ser humano é capaz de cuidar de outro.”

Últimas notícias