Meio ambiente

Aves de Aldeia capturadas em livro lançado nesta sexta-feira

O lançamento da publicação Aves de Aldeia será às 18h na Livraria Jaqueira, Zona Norte do Recife

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 27/10/2017 às 9:32
Foto: Roberto Harrop/Divulgação
FOTO: Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Leitura:

Há dez anos o cientista social Roberto Harrop comprou uma câmera e começou a fotografar pássaros que visitam o condomínio onde ele descansa nos fins de semana, em Aldeia, no município de Paudalho, Zona da Mata de Pernambuco. Com 92 espécies registradas e o incentivo de amigos, Harrop selecionou as melhores imagens para compor a publicação Aves de Aldeia, que será lançada nesta sexta-feira (27/10), às 18h, na Livraria Jaqueira, na Zona Norte do Recife.

Produção independente, Aves de Aldeia é ilustrado por 150 fotografias coloridas distribuídas em 116 páginas, com capa dura e papel couchê. Cada ave é identificada pelo nome científico, nome popular, ordem, família, espécie, nome em inglês e tamanho do animal, diz o autor. Completam a ficha informações sobre hábitos de alimentação, reprodução e locais de ocorrência dos pássaros.

Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Araçari-miudinho-de-bico-riscado em Aldeia, no município de Paudalho (PE) - Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Pipira-preta flagrada por Roberto Harrop, em Paudalho, para o livro Aves de Aldeia - Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Bem-te-vizinho coletando material para fabricar ninho em Aldeia, Pernambuco - Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Sabiá-branco, também chamado sabiá-barranco, capturado nas lentes de Roberto Harrop - Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Saíra-amarela numa disputa por território, diz Roberto Harrop, autor do livro Aves de Aldeia - Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Foto: Roberto Harrop/Divulgação
Trinca-ferro registrado na hora da refeição em Aldeia, no município de Paudalho - Foto: Roberto Harrop/Divulgação

 

Sanhaço, saíra, bem-te-vi, sabiá e guriatã são residentes em Aldeia, observa Roberto Harrop. “Eles são vistos o ano todo”, declara. Algumas espécies, como saíra-pérola e saíra-beija-flor frequentam o condomínio apenas no segundo semestre do ano, em busca de sementes de flores”, acrescenta. “O pintor-verdadeiro aparece uma vez perdida.” As aves registradas no livro, informa, não são exclusivas de Aldeia.

A maioria, na verdade, é encontrada em todo o Brasil, às vezes com nomes populares diferentes. “O biólogo Glauco Pereira, que me auxilia na identificação das aves, relacionou 40 nomes apenas para a saíra-amarela, conhecida em outras regiões como frei-vicente, casaca-de-couro, cavalo-melado e saíra-de-cara-preta”, exemplifica Harrop.

FLAGRANTES

Os mais raros são o pintor-verdadeiro, que ocorre nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, e o araçari-de-bico-riscado (da família dos tucanos), habitante da mata atlântica de Pernambuco e de Alagoas, do Mato Grosso (Centro-Oeste) e da Amazônia, afirma o autor, que se define como “ornitófilo”, palavra que inventou para descrever os amantes das aves.

Ele tem flagrantes de aves de Aldeia alimentando filhotes, comendo, carregando materiais para fazer ninho, copulando e saindo do troncos de árvores. “Dez anos atrás, eu percebi que havia muitos pássaros no condomínio, uma área de 50 hectares vizinha a um fragmento de mata atlântica. Comecei a fazer caminhadas e a fotografá-los em seus ambientes, nas árvores e na beira dos dois açudes que temos”, relata Roberto Harrop, que também é presidente e fundador do Instituto Harrop de Pesquisa de Mercado.

Das 92 espécies registradas, 75 estão no livro Aves de Aldeia, publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A obra custa R$ 70 e estará à venda na Livraria Jaqueira. Um segundo lançamento está programado para o dia 4 de novembro, a partir das 15h, no Boulevard Aldeia Mall, no km 9,8 da Estrada de Aldeia.

Últimas notícias