JUSTIÇA

Acusado de matar os pais é condenado a 57 anos de prisão em Olinda

Edward Robinson havia assassinado o bispo da Igreja Anglicana do Recife e a esposa dele em fevereiro de 2012

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/10/2017 às 20:32
Foto: Milton Raulino / Especial para o JC
Edward Robinson havia assassinado o bispo da Igreja Anglicana do Recife e a esposa dele em fevereiro de 2012 - FOTO: Foto: Milton Raulino / Especial para o JC
Leitura:

Um homem acusado de matar os pais adotivos em Olinda, no Grande Recife, em fevereiro de 2012, foi condenado a 57 anos e quatro meses de reclusão em um julgamento realizado nesta segunda-feira (30). As vítimas do crime foram o bispo da Igreja Anglicana do Recife, Edward Robinson de Barros Cavalcanti, de 68 anos, e sua esposa Miriam Cavalcanti, 64.

O julgamento, presidido pela juíza Flávia Fabiane Nascimento Figueira, na Vara do Tribunal do Júri de Olinda, começou por volta das 10h e segui até 18h20. Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti foi condenado pelo duplo homicídio, com as qualificadoras de
motivo fútil e sem possibilidade de defesa das vítimas. O cumprimento inicial da pena deve ser em regime fechado no presídio Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Duplo homicídio e tentativa de suicídio

Em um ataque de fúria, Eduardo Olímpio assassinou a facadas seus pais adotivos, por volta das 22h do dia 26 de fevereiro de 2012, dentro da casa da família, em Jardim Fragoso. Armado com uma faca peixeira, ele matou o pai, o bispo anglicano Edward Robinson de Barros Cavalcanti, 68, que morreu no local, e a mãe, a professora aposentada Miriam Nunes Machado Cotias Cavalcanti, 64. Ela ainda foi levada ao Hospital Tricentenário, em Olinda, mas não resistiu. Dentro da casa ainda estava uma senhora de 78 anos, tia do bispo Robinson Cavalcanti, que viu a cena mas não sofreu nenhum tipo de violência. Após o assassinato, Eduardo tentou se matar, tomando veneno e se esfaqueando.

Acusado seria usuário de drogas

Eduardo morava nos Estados Unidos desde os 17 anos de idade e tinha chegado há três dias. De acordo com as primeiras investigações, era usuário de drogas, já tendo sido preso por porte de drogas pela polícia norte-americana. Ele foi visto momentos antes do crime amolando a faca. Segundo policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foram encontradas facas e drogas dentro da casa. Ainda não se sabe o que motivou o assassinato.

Edward Robinson de Barros Cavalcanti era bispo diocesano da Igreja Episcopal Anglicana, ex-deputado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Foi professor de Ciência Política, na Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Últimas notícias