MATA SUL

Família perde tudo após enchente em Barreiros

Na casa da família vivem 12 pessoas,sendo nove crianças. Os níveis dos rios que banham a cidade estão baixando

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/02/2018 às 12:38
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Na casa da família vivem 12 pessoas,sendo nove crianças. Os níveis dos rios que banham a cidade estão baixando - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Em menos de um ano, a população do município de Barreiros, Mata Sul do Estado, sofre com a segunda enchente. Apesar de ter chegado em proporções menores que em Maio de 2017, a água causou estragos em muitas casas. A família de Riudes Maria da Silva, moradora do bairro dos Lotes, foi uma das afetadas.

Na casa da família moram 12 pessoas, entre elas, nove crianças com idades entre 1 e 12 anos. Assim como aconteceu em 2010 e em 2017, tudo da casa foi perdido. Todos da casa vivem apenas com o auxílio do bolsa família, e parte do dinheiro é usado para pagar o aluguel da residência.

Segundo a dona de casa, foram perdidos eletrodomésticos, móveis, comidas e objetos pessoais e de higiene, como roupas e fraldas de bebê. A mulher ainda informou que as doações que recebeu na enchente do ano passado, perdeu entre o sábado (17) e o domingo (18).

Assim como Riudes, outras 137 famílias foram afetadas com o aumento no nível dos rios que banham a cidade, nesse final de semana. Partes delas perdeu tudo e agora aguarda por doações. “Aqui chove e molha tudo. A gente só vive de bolsa família, só recebemos isso e não podemos ir para outra casa. Por isso pedimos colaboração”, comentou a dona de casa.

Apesar do nível da água ter baixado, o sofrimento da população afetada só está começando, já que muita lama ficou para trás.

O Conexão, programa da TV JC, mostrou a situação da cidade de Barreiros nesta manhã, enquanto os moradores afetados tentam voltar para suas casas. 

Água baixando

De acordo com a Defesa Civil do município, os níveis dos Rios Carimã e Una estão baixando. Ainda segundo eles, se o tempo continuar sem chuva, espera-se que as famílias afetadas possam voltar para suas casas até a manhã da terça-feira (20). O abastecimento de água potável foi interrompido em parte dos bairros da cidade, mas deve voltar o final da tarde desta segunda-feira (19). 

Equipes da Defesa Civil foram no final da manhã para a Zona Rural do município para avaliar se houve danos. 

Outras cidades

A reportagem apurou que em Cortês, também na Mata Sul, 85 famílias ficaram desalojadas, o que motivou a antecipação da Operação Inverno da Prefeitura que estava prevista para ser iniciada em abril.

A cidade de Rio Formoso registrou quatro deslizamentos, mas sem nenhum ferido. As secretarias de Defesa Civil das cidades de Palmares, Água Preta e Catende também confirmaram que houve reposição de lona em áreas de risco destes municípios.

Últimas notícias