Engarrafado

Operação pare e siga na BR-101 tenta amenizar transtornos do trânsito

DER colocou agentes de trânsito em pontos críticos, mas motoristas precisam de muita paciência

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 27/02/2018 às 7:01
Bobby Fabisak/JC Imagem
DER colocou agentes de trânsito em pontos críticos, mas motoristas precisam de muita paciência - FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Para tentar organizar o trânsito na BR-101 durante as obras de requalificação da via, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) deu início a uma operação com agentes que ficarão em pontos estratégicos todos os dias, das 7h às 9h. Os profissionais trabalharão no esquema pare e siga, com ajuda de placas posicionadas nos locais de maior retenção, como o trecho sob o viaduto do bairro Dois Irmãos. A ação começou nessa segunda-feira (26), dia em que as aulas das Universidades Federal e Federal Rural foram retomadas, o que aumentará o tráfego na BR.

Por enquanto, a iniciativa não se mostrou muito eficiente. Na prática, os motoristas, na maioria das vezes, não têm como obedecer o “siga”, da operação, porque trânsito fica completamente parado. O motorista José Salmon, 35 anos, saiu da cidade de Surubim, no Agreste, nessa segunda, com destino ao bairro da Várzea e ficou impressionado. “Fazia tempo que não trafegava por aqui. Estou há um bom tempo no engarrafamento. Das outras vezes que precisei passar nessa área, não estava assim”, relatou. Já o condutor Humberto Neto, 30, que ia do bairro do Arruda para o município de Moreno, na Região Metropolitana (RMR), diz que com a ajuda dos agentes o trânsito está mais organizado, mesmo andando de forma lenta. “Bom mesmo não está, mas ficou com um pouco mais de ordem”, comentou.

Sem resposta do Governo

O DER, órgão ligado a Secretaria de Transportes do Estado, não informou quantos agentes farão parte da operação nem até quando deve durar o trabalho. A reforma da BR-101 no contorno do Recife é uma parceria entre os Governos Federal e Estadual. O investimento é de R$ 192 milhões. A previsão de conclusão dos serviços é final de dezembro deste ano. Estão sendo contemplados 30,7 quilômetros da BR, entre Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Últimas notícias