A Sexta-feira da Paixão é o dia em que cristãos relembram a morte de Jesus Cristo. Nesta sexta (30), a já tradicional procissão do Senhor Morto saiu da Catedral da Sé, em Olinda, pelas ruas do Sítio Histórico.
Leia Também
Os fiéis começaram a chegar ainda no início da tarde e lotaram a igreja da Sé. Várias pessoas, inclusive de outros estados, compareceram ao cortejo, que foi comandado pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Seguindo a tradição, às 15h (momento em que Jesus teria morrido na Cruz) o silêncio tomou conta do local. Em seguida, a Liturgia da Paixão relembrou o sacrifício de Jesus Cristo pela humanidade.
Sexta-feira da Paixão não tem missa
Esse é o único dia do ano que as igrejas católicas não celebram missas. A liturgia se baseia na leitura dos trechos bíblicos que contam a história de Jesus até sua morte.
Após o final da liturgia da paixão, os fiéis beijaram a imagem de Jesus crucificado e saíram em procissão pelas ruas do Sítio Histórico. A imagem do Senhor Morto, a principal do cortejo que conta com outras quatro imagens (Maria Madalena, São João Evangelista e Nossa Senhora das Dores), veio de Portugal e perpetua uma tradição de mais de 400 anos.