Preconceito

Blogueira se desculpa por comentários contra criança com Down

A defesa de Julia Salgado afirmou que a blogueira pediu desculpas à família da criança durante audiência nesta terça (24)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/04/2018 às 21:04
Foto: Reprodução / Facebook
A defesa de Julia Salgado afirmou que a blogueira pediu desculpas à família da criança durante audiência nesta terça (24) - FOTO: Foto: Reprodução / Facebook
Leitura:

A blogueira Julia Salgado, acusada de discriminar um bebê com Síndrome de Down através de um comentário no Facebook, participou de uma audiência sobre o caso nesta terça-feira (24) no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

De acordo com o advogado de Julia, Humberto Albuquerque, a blogueira chegou a pedir desculpas por ter feito os comentários preconceituosos em uma foto de uma criança com Síndrome de Down publicada no dia 27 de março de 2017.

A defesa alega que a blogueira toma medicações para problemas mentais. "Ela está sofrendo de surtos depressivos e de amnésia, viu que tinha errado devido as medicações e pediu desculpas à família", afirmou o advogado.

Ainda segundo o advogado, a sentença do caso não foi definida durante a audiência de instrução, mas deve sair em breve. "Acredito que em mais ou menos um mês deva sair a decisão", afirmou o advogado.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco afirmou que o processo corre em segredo de Justiça e por isso não pode comentar o caso. A mãe da criança, Maria Cláudia Albuquerque, não quis falar sobre a audiência desta terça.

Relembre o caso de ofensa à criança por Julia

Juliana Preto, Tia da criança, publicou uma foto com o sobrinho no ano passado em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. No post, Julia Salgado, blogueira do ModaModaModa, comentou "É que nem filhote de cachorro. Lindos quando são pequenos, mas quando crescem só pensam em trepar".

Além disso, Julia Salgado ainda afirmou que os portadores de Síndrome de Down são "nojentos". Após a má repercussão de seus comentários, a blogueira desativou suas contas em redes sociais.

 

Na época, o advogado da blogueira afirmou que Julia "passa por um processo depressivo e de síndrome do pânico, em fase de tratamento, após uma lamentável tentativa de suicídio".

A família da criança prestou queixa contra Julia Salgueiro na Delegacia de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Ela foi intimada a prestar depoimento. De acordo com a Lei 9.029/1995, ofensas contra pessoas com deficiência se enquadram no crime de injúria qualificada. Nesse caso, a lei prevê uma pena de um a três anos de reclusão, além de multa.

O Ministério Público de Pernambuco chegou a denunciar Julia por "praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa com deficiência por intermédio de meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza". A denúncia do MPPE foi embasada na Lei 13.146/2015 , do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Quando procurada pelo Jornal do Commercio, na época, a mãe da criança, Maria Claudia, disse que lutaria pela criança. "No começo, você se sente revoltada e triste por saber que existem pessoas que não conhecem amor e respeito. Mas, cinco minutos depois, eu me recomponho e começo a lutar por ele, como fiz desde o dia em que nasceu", desabafou.

Últimas notícias