Urbanismo

Prefeitura recupera calçadas de pedra na Avenida Rui Barbosa

O projeto prevê a recuperação das calçadas de pedra da Academia Pernambucana de Letras e do Museu do Estado, no bairro das Graças

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 06/05/2018 às 8:08
Foto: Ashlley Melo/Acervo JC Imagem
O projeto prevê a recuperação das calçadas de pedra da Academia Pernambucana de Letras e do Museu do Estado, no bairro das Graças - FOTO: Foto: Ashlley Melo/Acervo JC Imagem
Leitura:

Passeios históricos do Recife, as calçadas de pedra serão preservadas no projeto que está sendo implantado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) nos principais corredores de transporte público, informa a arquiteta Rúbia Campelo. A proposta da prefeitura é garantir acessibilidade, conforto e segurança aos pedestres em 114 ruas e 12 largos de toda a cidade.

Em alguns dos corredores contemplados no projeto, como a Avenida Rui Barbosa, nas Graças, há calçadas de pedra granítica assentadas com a técnica do mosaico português, diz Rúbia Campelo, diretora de Planejamento e Projetos da URB. Uma delas emoldura a Academia Pernambucana de Letras, na esquina da Avenida Doutor Malaquias.

“Vamos recuperar o desenho do arquiteto Geraldo Santana na calçada da academia e substituir a pedra granítica, que não é tão polida, pela pedra mineira, calcária, lisa e parecida com a portuguesa”, informa. Na Rui Barbosa, o mesmo serviço será executado nas calçadas de pedra do Museu do Estado, entre as Ruas Senador Alberto Paiva e Amélia.

ALARGAMENTO

A obra em execução na Rui Barbosa inclui o alargamento da calçada no trecho entre a Rua Deputado Pedro Pires Ferreira e a Doutor Malaquias, que passará de 1,30 metro (média) para 2,40 metros. Para isso, a prefeitura deverá avançar sobre a pista de rolamento, no trecho liberado para estacionamento de veículos.

“Acho ótima a ideia, a calçada mais larga é melhor para o pedestre. E os passeios de pedra são a cara do Recife, todos deveriam ser recuperados”, declara a professora aposentada Tereza Lemos. “Já vi algumas calçadas de pedra remendadas com cimento no Bairro do Recife”, ressalta. Há também remendos, buracos e pedras soltas na Rua do Imperador e na Avenida Martins de Barros, no bairro de Santo Antônio.

O projeto prevê a substituição das pedras graníticas por pedras mineiras nos passeios históricos da Avenida Mário Melo, Rua do Riachuelo (Centro) e Praça de Casa Forte (Zona Norte), entre outras, diz a arquiteta da URB Vera Freire.

Últimas notícias