LUA

Veja as fotos do eclipse lunar mais longo do século

O Recife, por estar mais ao leste do Brasil, é a melhor cidade do País para apreciar o espetáculo celestial

JC Online e AFP
Cadastrado por
JC Online e AFP
Publicado em 27/07/2018 às 19:33
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

O mais longo eclipse "lua de sangue" deste século está acontecendo nesta sexta-feira (27). O Recife, por estar mais ao leste do Brasil, foi a melhor cidade do País para apreciar o espetáculo celestial, que durou cerca de de 1 hora e 40 minutos. Veja as imagens do fenômeno no Recife e ao redor do mundo:

Eclipse lunar visto do Recife -
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Eclipse lunar visto do Recife - Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Eclipse lunar visto do Recife -
Eclipse lunar visto do Recife -
Eclipse lunar visto do Recife -
Eclipse lunar visto do Recife -
GREG WOOD / AFP
O eclipse visto de Sydney, na Austrália - GREG WOOD / AFP
CARL DE SOUZA / AFP
O eclipse visto do Rio de Janeiro - CARL DE SOUZA / AFP
TIZIANA FABI / AFP
Eclipse lunar observado em Roma, na Itália - TIZIANA FABI / AFP
BERLIM, ALEMANHA
O eclipse visto de Berlim, na Alemanha - BERLIM, ALEMANHA
BULENT KILIC / AFP
O eclipse lunar visto da Turquia - BULENT KILIC / AFP
ARIS MESSINIS / AFP
O fenômeno visto de Atenas, na Grécia - ARIS MESSINIS / AFP
BARBARA GINDL / APA / AFP
O eclipse visto da Áustria - BARBARA GINDL / APA / AFP
ARIS MESSINIS / AFP
O fenômeno visto de Atenas, na Grécia - ARIS MESSINIS / AFP

Eclipse lunar total

Um eclipse lunar total acontece quando a Terra se posiciona em uma linha reta entre a lua e o sol, tapando a luz solar direta que normalmente faz o nosso satélite brilhar com um amarelo esbranquiçado.

A lua viaja para uma posição similar a cada mês, mas a inclinação de sua órbita faz com que ela normalmente passe acima ou abaixo da sombra da Terra - então, na maioria dos meses, temos uma lua cheia sem um eclipse. 

Quando os três corpos celestes estão perfeitamente alinhados, no entanto, a atmosfera da Terra dispersa a luz azul do sol, enquanto refrata ou curva a luz vermelha sobre a lua, geralmente dando-lhe um rubor rosado. 

Isso é o que dá ao fenômeno o nome de "lua de sangue", embora Mark Bailey, do Observatório de Armagh, na Irlanda do Norte, afirme que a cor pode variar muito. 

Depende em parte de "quão nubladas ou transparentes estão aquelas partes da atmosfera da Terra que permitem que a luz do Sol chegue à Lua", disse à AFP. 

"Durante um eclipse muito escuro a lua pode ficar quase invisível. Eclipses menos escuros podem mostrar a lua como cinza escuro ou marrom (...), como cor de ferrugem, vermelho-tijolo, ou, se muito brilhante, vermelho-cobre ou laranja", acrescentou.

A longa duração deste eclipse se deve em parte ao fato de que a lua faz uma passagem quase central através da umbra da Terra - a parte mais escura e central da sombra.

A Lua também está no ponto mais distante de sua órbita da Terra, fazendo com que seu movimento pelo céu fique mais lento de nossa perspectiva, passando assim mais tempo no escuro. 

 

Últimas notícias