INCLUSÃO

Crianças e adultos com deficiência se divertem no cinema da Fundaj

Sessão Índigo, lançada neste domingo, acontecerá sempre no último domingo de cada mês, com entrada franca

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 30/07/2018 às 7:00
Foto: Leo Motta /  JC Imagem
Sessão Índigo, lançada neste domingo, acontecerá sempre no último domingo de cada mês, com entrada franca - FOTO: Foto: Leo Motta / JC Imagem
Leitura:

Enquanto o galinho Chicken Little brincava na tela, crianças, adolescentes e adultos com deficiências e suas famílias se divertiam acompanhando as estripulias do animal na sessão especial realizada ontem à tarde no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby, área central do Recife. Os pequenos puderam pular e brincar durante a exibição do filme. Foi a estreia da Sessão Índigo, iniciativa para pessoas com deficiência que vai se repetir no último domingo de cada mês, às 14h, com entrada gratuita. A próxima será em 26 de agosto.

Além da liberdade para circular pelo cinema sem ser repreendido – o que normalmente não acontece em sessões comerciais – o público encontrou a sala mais iluminada e com o volume do som mais baixo. Cerca de cem pessoas comparecerem. Quem esteve aprovou e elogiou o projeto.

“Meu filho é autista. É difícil achar locais que o aceitem sem restrição. Adorei a sessão, é um estímulo pra gente. Moro em Paulista. Vim de longe e espero repetir a programação”, comentou a técnica de enfermagem Patrícia Leal, mãe de Vinícius, 8 anos. “É a primeira vez que ele vem ao cinema. No início relutou um pouco, mas depois gostou”, afirmou o veterinário Isaque Nascimento, pai de Jonatas, 7, um garoto com síndrome de Down.

“É uma iniciativa incrível e absolutamente necessária. Se as crianças neurotípicas precisam de lazer, as atípicas também”, destacou a advogada Luciana Costa, 45, mãe de Julio, 3, que tem autismo.

SUGESTÃO

A coordenadora do cinema da Fundaj, Ana Farache, diz que a ideia surgiu a partir da experiência com o projeto Alumiar (sessões para pessoas cegas, de baixa visão e surdas) e ganhou força depois que membros do Instituto Futuro 21 procuraram a fundação sugerindo sessões para pessoas com deficiência. O instituto é uma instituição que se propõe a contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down.

“Queremos formar um novo público, cobrir uma lacuna que existe. Isso deveria estar sendo feito há muito tempo”, destacou Ana Farache. O próximo filme ainda não foi escolhido. Sugestões de títulos podem ser feitas nas redes sociais do cinema da Fundaj.

Últimas notícias