Manifestação de fé

Missa encerra 25º Romaria de Frei Damião em São Joaquim do Monte

Foram quatro dias de festa, com mais de cem mil visitantes chegando ao município

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 02/09/2018 às 21:20
Antônio Oliveira / Pastoral da Comunicação
Foram quatro dias de festa, com mais de cem mil visitantes chegando ao município - FOTO: Antônio Oliveira / Pastoral da Comunicação
Leitura:

Milhares de fiéis, de várias partes do Estado, sobretudo do Nordeste, participaram do encerramento da  25º Romaria de Frei Damião, neste domingo, no município de São Joaquim do Monte, no Agreste pernambucano, sob chuva fina e insistente. Foram quatro dias de festa, que culminaram com a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada padroeira dos romeiros, saindo do Cruzeiro de Frei Damião até a Praça da Matriz, e missa de encerramento, presidida pelo bispo diocesano de Caruaru, dom Bernardino Marchió.

Em uma manifestação de fé que se sustenta desde 1993, quando foi idealizada pelo padre Pedro Antônio Filho, caravanas de devotos de várias regiões do País chegaram a cidade, sobretudo neste domingo principal dia da maratona de celebrações, que começaram às 4h. A procissão foi o ponto alto da festa, arrastando a multidão pelas principais ruas da cidade. Mais de cem mil pessoas estiveram na cidade.

Cânticos festivos feitos especialmente para a romaria marcaram a missa, transmitida ao vivo pelo Facebook. Nas palavras do bispo, a lembrança de que a romaria repete os atos de Frei Damião – que participou das primeiras três edições, afastando-se depois por suas condições de saúde. Ele pediu que os fiéis continuassem seguindo o exemplo do capuchinho. “Ele era um homem de fé, um missionário, uma pessoa de bem. E nós temos que aprender a ser como ele”, pregou, acrescentando que “a política também precisa de pessoas de bem”.

Citando o momento político atual, dom Bernardino Marchió declarou: “Deus quer as pessoas honestas, justas, que vivam em comunhão, amizade e fraternidade com todos os irmãos. Muitas vezes é difícil, porque há pessoas que não querem ouvir a palavra de Deus, mas nós que a ouvimos devemos colocá-la em prática todos os dias, em casa, nas comunidades, nas paróquias, para transformar nossas vidas”. Fogos de artifício coloriram o céu da cidade ao final da celebração.

ECONOMIA

Além de reunir fiéis em oração e louvor, o evento aquece a economia da cidade. Conforme Cida Pontes, uma das coordenadoras da festa, a estimativa é de que ela tenha movimentado em torno de R$ 1 milhão. Como há uma defasagem de hospedagem no município, muita gente conta com o suporte de cidades vizinhas e muitos optam por dormir em barracas.

Frei Damião (que na verdade se chamava Pio Giannot) era natural de Bozzano, vilarejo da cidade de Massarosa, a 460 quilômetros de Roma. Ele chegou ao Brasil em 1931 e realizou inúmeras peregrinações pelo interior do Norte e Nordeste, ficando conhecido como o andarilho de Deus. Desde jovem, sofria de insuficiência cardiovascular periférica e erisipela, doenças que o levou à morte em 31 de maio de 1997, no Recife, após 19 dias em coma.

Últimas notícias