Lazer

Jardim do Baobá, no Recife, completa 2 anos e é ampliado

A programação de aniversário do Jardim do Baobá será neste domingo (16). A área de lazer fica às margens do Rio Capibaribe, nas Graças

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 15/09/2018 às 8:52
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
A programação de aniversário do Jardim do Baobá será neste domingo (16). A área de lazer fica às margens do Rio Capibaribe, nas Graças - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

O Jardim do Baobá, que nasceu com 100 metros de extensão e 2,2 mil metros quadrados, completou dois anos terça-feira passada (11/09) com acréscimo de área. Localizado nas Graças, Zona Norte do Recife, por trás da antiga Estação Ponte D’Uchoa, o espaço público de lazer terá mais 30 metros de extensão e chegará a 2.980 metros quadrados. A novidade será apresentada neste domingo (16), a partir das 9h, com atividades gratuitas no jardim, às margens do Rio Capibaribe.

Para ampliar o jardim em mais 780 metros quadrados (no sentido da Ponte da Torre), a prefeitura negociou com o proprietário do casarão onde funcionava o Bufê Vila Ponte D’Uchoa o recuo do muro da edificação. “O novo trecho representa mais um passo no processo de implantação do Parque Capibaribe”, afirma o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da cidade, Bruno Schwambach.

A proposta da prefeitura é prolongar o Jardim do Baobá até a Ponte da Torre, acrescentando 360 metros de extensão ao parque. “Estamos dialogando com os proprietários das outras duas casas existentes na região e pretendemos finalizar o projeto executivo em novembro ou dezembro deste ano (2018), para abrir a licitação e começar a obra de ampliação do jardim no próximo ano”, diz ele.

De acordo com o secretário, a verba para a execução do serviço está assegurada no orçamento do segundo trecho do Parque Capibaribe, no bairro das Graças, que teve início em junho de 2017. A intervenção, entre as Pontes da Torre e da Capunga, foi suspensa e está prevista para ser retomada em novembro de 2018. O dinheiro também permitirá a ligação do Cais da Jaqueira até o Jardim do Baobá, informa.

Com a obra concluída do Cais da Jaqueira até a Ponte da Torre a população terá 1,22 quilômetro linear do Parque Capibaribe implantado às margens do rio. O tempo de execução dos trabalhos será definido no projeto executivo. “Esse trecho se somará aos 950 metros que margeiam o Capibaribe entre as Pontes da Torre da Capunga”, destaca o secretário.

Aniversário

Bruno Schwambach avisa à população que o trecho de 780 metros quadrados liberados no Jardim do Baobá está disponível para usos diversos. “Fizemos investimentos de baixo custo, para garantir que as pessoas possam ocupar e se apropriar do local até a execução da obra definitiva. Isso foi possível porque a área já era aterrada.”

A programação da festa de aniversário do Jardim do Baobá começa às 9h com a abertura do novo espaço e continua com a Feira Livre do Poço (artesanato, comida típica, literatura, plantas e música, das 9h às 22h), contação de histórias para crianças (às 10h e às 16h), meditação (às 11h), café itinerante (15h) e Food Truck de comidas e bebidas (16h às 20h).

O Parque Capibaribe prevê intervenções em 30 quilômetros de margens do rio (15 km de cada lado) até 2037.

Últimas notícias