Cabo de Santo Agostinho

Hospital Dom Helder reduz cirurgias por falta de estoque de sangue

Estão em falta os sangues dos tipos: A negativo, B negativo, AB positivo e O positivo. Porém, é importante a doação de sangue dos outros tipos, devido ao baixo estoque

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/09/2018 às 8:33
Foto: Reprodução/Google Street View
Estão em falta os sangues dos tipos: A negativo, B negativo, AB positivo e O positivo. Porém, é importante a doação de sangue dos outros tipos, devido ao baixo estoque - FOTO: Foto: Reprodução/Google Street View
Leitura:

O Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, está suspendendo cinco ou seis cirurgias por dia devido ao baixo estoque de sangue na unidade hospitalar. De acordo com o Superintendente do hospital, Júlio Arraes, normalmente, são realizadas de 20 a 30 procedimentos cirúrgicos ao longo do dia.  

Segundo a assessoria de imprensa da unidade, estão em falta os sangues dos tipos: A negativo, B negativo, AB positivo e O positivo. Porém, o hospital reforça a importância das doações de todos os tipos de sangue, pois a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE) está com o estoque baixo e as distribuições estão sendo reduzidas.  

Em casos de emergência, o hospital está utilizando o doador universal, o sangue O negativo. Mas em casos de pacientes que estão hospitalizados e necessitam da cirurgia para deixar a unidade hospitalar, porém não estão em estado grave, precisarão aguardar até que o estoque seja reabastecido.  

Na rede social ‘Facebook’, o hospital iniciou uma campanha para que as pessoas doem sangue, de todos os tipos, no Hemope. 

O superintendente Júlio Arraes ainda afirmou que existe a possibilidade do hospital parar e cirurgias serem canceladas devido à falta de sangue, se não conseguirem o reabastecimento necessário para realizar os procedimentos.  

Serviços 

As doações são realizadas no Hemope, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. A Fundação funciona de segunda a sábado, incluindo os feriados, das 7h15 até as 18h30. As doações podem ser agendadas pelo número 0800-081-1535.  

Como doar? 

Para doar sangue, é necessário apresentar um documento oficial do Brasil, com foto.  

O doador deve ter no mínimo 16 anos e no máximo 69 anos, além de pesar, no mínimo, 50kg. Para doadores com menos de 18 anos, é necessário a presença do acompanhamento dos pais ou responsáveis.  

Mulheres que estão menstruadas poderão doar, pois passarão por uma avaliação dos triagistas e só serão liberadas após o resultado.  

O doador não deve doar se não estiver se sentindo bem ou doente. Também não pode doar se estiver em jejum e nem após uma refeição gordurosa.  

Se o candidato não puder interromper as suas funções no trabalho por, no mínimo, 12 horas, não poderá doar.  

Últimas notícias