Cultura

Parque das Religiões inaugura exposição na Unicap

A mostra Espiritualidade em Imagens, organizada pelo Parque das Religiões fica em cartaz de 4 de outubro a 1º de novembro

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 03/10/2018 às 9:47
Foto: Leo Mota/JC Imagem
A mostra Espiritualidade em Imagens, organizada pelo Parque das Religiões fica em cartaz de 4 de outubro a 1º de novembro - FOTO: Foto: Leo Mota/JC Imagem
Leitura:

Espiritualidade em Imagens é o nome da exposição que será aberta às 17h30 desta quinta-feira (04/10) na Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada na Boa Vista, bairro do Centro do Recife. Os visitantes da mostra, que ficará em cartaz até 1° de novembro, vão encontrar objetos de religiões orientais (hinduísmo e budismo), pinturas com representações católicas e fotografias de terreiros de matriz africana.

Mais do que expor a pluralidade de expressões doutrinárias, a mostra inaugura o Parque das Religiões, museu interativo criado por professores, pesquisadores e integrantes do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Igreja Católica. O museu será construído no distrito de Nova Cruz, em Igarassu, município do Grande Recife, como um espaço educativo sobre fatos religiosos.

“A nossa proposta é estimular o diálogo inter-religioso e fazer com que as pessoas reconheçam valores comuns na diversidade. Os caminhos são diferentes, mas o sonho é um só. Religião não é combustível para luta política, é preciso entender que há beleza no caminho do outro”, declara Gilbraz Aragão, professor da Unicap e um dos fundadores do museu.

Mostra

Primeira exposição do Parque das Religiões, Espiritualidade em Imagens é composta de aproximadamente 40 peças, de um total de 120 doadas ao museu por um médico que colecionava objetos sagrados de países orientais. Há calendários astecas, menorá, máscaras javanesas, representação de Gandhi e faca inca. “Começaremos com a religiosidade mais antiga da humanidade”, destaca Gilbraz Aragão, professor da pós-graduação em Ciências da Religião da Unicap.

A programação se inicia com a apresentação de Silvério Pessoa, que levará para o público cantigas de religiões variadas, às 17h30. Meia hora depois haverá lançamento de livro e exibição de documentário produzidos pelo Observatório das Religiões da Unicap. O filme retrata a visita de evangélicos ao Dia do Orgulho Pagão promovido por comunidades de culto ao Paganismo no Recife.

“Com o documentário, abrimos uma série de registros que vamos fazer de visitas entre as religiões, vamos promover encontros para uma conhecer a outra”, diz Gilbraz Aragão. Às 19h ele vai explicar ao público o projeto do Parque das Religiões e expor os objetos, os quadros do artista plástico Fernando Alves e as fotografias feitas por Gabriel Galvão. A curadoria é de Verônica Lima.

ITINERANTE

A ideia do grupo é divulgar a exposição em outras instituições de ensino a partir de novembro. “Temos materiais educativos, como filmes e banners, além da coleção de peças sagradas”, avisa. Os interessados podem fazer contato pelo endereço www.parquedasreligioes.com.br, pelo e-mail [email protected] ou nas redes sociais.

No museu, quando estiver pronto, serão criadas salas para mostras permanentes com o mínimo de objetos e agrupados por temas. “Teremos projeções de imagens, provocações por cheiros e elementos sensoriais para difundir experiências dos caminhos religiosos da humanidade”, informa o professor. “O objetivo não é catequizar, porque o seu caminho é um caminho entre outros, é um projeto de educação sobre o que as culturas manifestam como divino”, acrescenta.

A Biblioteca da Unicap, parceira do projeto, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados das 8h às 12h. A entrada é gratuita.

Últimas notícias