Celebração

Dia de Finados: música, saudade e fé

Movimento foi intenso nos cemitérios da Região Metropolitana do Recife. Em Santo Amaro, o túmulo da Menina Sem Nome foi o mais visitado no Cemitério

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 02/11/2018 às 15:50
Leo Motta/JC Imagem
Movimento foi intenso nos cemitérios da Região Metropolitana do Recife. Em Santo Amaro, o túmulo da Menina Sem Nome foi o mais visitado no Cemitério - FOTO: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

Orações solitárias, devoção em família, homenagens a personalidades famosas e pessoas anônimas. O Dia de Finados, nesta sexta-feira (02/11), foi de celebração nos cemitérios da Região Metropolitana do Recife. Um ritual pontuado por missas, música, fé e saudade. No mais movimentado de todos, o de Santo Amaro, na região central da capital, cerca de 20 mil pessoas circularam das 6h às 17h. Lá, o túmulo mais procurado, como sempre, foi o da Menina Sem Nome. Os visitantes levaram para o local bonecas, presentes, doces e até um bolo de chocolate.

Mais do que curiosidade, a movimentação em torno do túmulo da criança de 8 anos assassinada na década de 70 tornou-se um momento de súplica e agradecimento. Várias pessoas creditam à Menina Sem Nome graças alcançadas. E fazem questão de registrar isso até em lápide. Foi o que fez a aposentada Maria Luiza da Silva, 75 anos, após pedir, e conseguir, que a neta fosse aprovada em uma seleção de trabalho. "Eu já venho aqui há anos, mas, em 2015, ela ajudou minha família e fiz questão de deixar registrado", diz Maria Luiza, acompanhada da neta Rayza Alcântara, 18. "A fé dela já passou para mim. Tenho certeza que as orações para a Menina Sem Nome me ajudaram a conquistar o emprego."

O túmulo modesto, cavado no chão, do ator e diretor José Pimentel, falecido em agosto de 2018, recebeu poucos visitantes. Mas quem passou para homenagear o artista, que se eternizou no papel de Jesus Cristo, se emocionou ao lembrar da generosidade do diretor. "O túmulo é simples, como ele. O coração dele era enorme, do tamanho do amor que ele tinha à arte", diz Antônio Carlos Renovato, 51, que atuava como figurante da Paixão de Cristo, espetáculo comandado por José Pimentel.

Durante todo o dia, várias missas foram realizadas no Cemitério de Santo Amaro. A celebração das 10h foi comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Entre os fiéis que acompanharam a liturgia estavam os irmãos Antônio Marcos e Rêmulo Nascimento, que foram visitar o túmulo do pai. "O ritual fica mais completo com a celebração eucarística. Não é só visitar e ir embora. É importante ouvir e celebrar a palavra de Deus."

O Dia de Finados foi de orações também no Parque das Flores, o segundo cemitério mais visitado do Recife, localizado em Tejipió, na Zona Oeste. Sozinho e muito emocionado, o fotógrafo Péricles Finizola Filho, 52, foi prestar homenagens à mãe, à tia e a um sobrinho enterrados no túmulo da família. "É uma saudade que não passa. Mas o dia é de paz, de orar por eles", destacou o fotógrafo.

HOMENAGEM NA TAMARINEIRA

Na Zona Norte do Recife, o bairro da Tamarineira amanheceu nesta sexta-feira (02/11) mais florido. Coroas de flores homenagearam as vítimas do acidente que vitimou a família do advogado Miguel Arruda da Motta Silveira, 46. Na colisão, ocorrida no dia 26 de novembro de 2017, morreram a esposa Maria Emília Guimarães, 39, o filho Miguel Arruda da Motta Silveira Neto, 3, e a babá Roseane Maria de Brito, 23, grávida de três meses.

As coroas de flores, deixadas pela família das vítimas, foram colocadas justamente no local onde ocorreu o acidente: no cruzamento da Estrada do Arraial com Rua Cônego Barata. "Minha neguinha, viverás sempre em nossos corações, eternas saudades de todos que te amam", diz uma das faixas.

Últimas notícias