FESTEJOS ANTECIPADOS

Recife abre oficialmente programação de prévias e ensaios para o Carnaval

Ao todo, serão mais de 40 atividades até a chegada do Carnaval. A abertura começa nesta terça, com ensaio de Maracatu na Mangabeira

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/01/2019 às 14:10
Foto: Cortesia/ PCR
Ao todo, serão mais de 40 atividades até a chegada do Carnaval. A abertura começa nesta terça, com ensaio de Maracatu na Mangabeira - FOTO: Foto: Cortesia/ PCR
Leitura:

Dono do maior Carnaval de rua do Brasil, o Recife abre nesta terça-feira (29) oficialmente seus festejos. Durante todo este mês que antecede a festa, que neste ano cai entre os dias 2 e 6 de março, o público vai poder curtir a programação com mais de 40 de prévias e atividades, incluindo ensaios abertos de Maracatus; concurso de fantasias, passistas e Rei e Rainha do Carnaval; encontro de Baques de Caboclinhos e Tribos de Índios; além da lavagem da Avenida Rio Branco, no Recife Antigo, pelos Afoxés. Uma das novidades deste ano é a participação do tradicional Bloco da Saudade em um dos encontros de Acerto de Marchas, realizados no Pátio de São Pedro.

A programação começa nesta terça, com ensaio aberto do Maracatu Nação Encanto da Alegria, na Mangabeira, Zona Norte, e só termina no dia 28 de fevereiro, com o Tumaraca, evento que reunirá 12 Nações de Maracatu de Baque Virado no Marco Zero. Durante esse período, serão realizados 17 ensaios de maracatus em diversos pontos da cidade, incluindo a Rua da Moeda, no Recife Antigo.

Os ensaios individuais serão nas sedes de cada maracatu, sendo três grupos por semana. Depois, na sexta-feira seguinte, os grupos se reúnem para ensaio coletivo na Rua da Moeda, sempre acompanhados pelo grupo Voz Nagô.

Segundo o secretário-executivo de Cultura do Recife, Eduardo Vasconcelos, a expectativa é que o público aumente, assim como foi no último ano. “Os hotéis já estão quase todos reservados, esperamos um público bom nas prévias e no próprio carnaval. Estamos preparando tudo para que o folião, seja ele turista ou recifense, possa desfrutar de uma programação especial. A gente espera que, com essas prévias e ensaios, na sexta-feira de Carnaval, na grande abertura, os quatro cantos da cidade estejam contagiados com a alegria dessa festa”, registra o secretário.

A programação

JC-CID0130_CARNAVAL

Pátio de São Pedro

Em clima carnavalesco, a tradicional Terça Negra também entra na programação e garante os festejos momescos em todas as terças-feiras do mês de fevereiro. A festa acontece sempre a partir das 19h, no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio.
Entre os dias 12 e 13 de fevereiro, o Pátio de São Pedro também sediará os concursos carnavalescos. As categorias são Mestre Sala e Porta Bandeira, Flabelista e Porta Estandarte. As competições de passista juvenil e passista de rua acontecem no mesmo local nos dias 16 e 17.

Já o concurso de fantasias, está marcado para o dia 20, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções.
Os homenageados do Carnaval de 2019 do Recife são Belo Xis e Gerlane Lops. A decoração e a programação da festa de momo deve ser divulgada ainda esta semana.

Mais detalhes da programação podem ser conferidos no site carnavalrecife.com.

Últimas notícias