Folia

Recife estimula coleta seletiva no Carnaval 2019

Pontos para receber materiais recicláveis serão instalados no Bairro do Recife e nos polos descentralizados no Carnaval 2019, focado na sustentabilidade

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 19/02/2019 às 13:31
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Pontos para receber materiais recicláveis serão instalados no Bairro do Recife e nos polos descentralizados no Carnaval 2019, focado na sustentabilidade - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

O Carnaval 2019 do Recife terá a sustentabilidade desfilando nas ruas com o frevo, o samba e o maracatu. Depois de divulgar que, cerca de 50% dos materiais para a confecção da alegoria do Galo Gigante da Ponte Duarte Coelho serão de reutilização de resíduos do Polo de Confecção de Pernambuco, a prefeitura informa que a operação de limpeza dos polos de animação vai estimular entre os foliões o hábito de separar lixo seco de lixo orgânico.

Em entrevista coletiva realizada no Bairro do Recife nesta terça-feira (19/02), para divulgar os serviços que serão oferecidos ao público durante o Carnaval 2019, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) anunciou o reforço nos pontos de coleta seletiva. Haverá um Ecoponto fixo no Bairro do Recife para receber o material reciclável dos polos de animação e 30 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) estarão espalhados nos polos descentralizados e infantis.

“Estamos trabalhando para dar o destino e o tratamento corretos ao lixo produzido no Carnaval”, afirma o gerente geral de fiscalização de limpeza da Emlurb, Avelino Pontes. A autarquia vai utilizar cerca de 600 veículos nas ruas para atuar na limpeza da cidade durante o Carnaval 2019, além de mil operários e 100 fiscais. “Teremos 400 lixeiras no Bairro do Recife, para evitar o descarte de lixo no chão”, declara Avelino Pontes.

Da abertura da festa na sexta-feira (1° de março) até a Quarta-feira de Cinzas (6), a Emlurb usará 2.846.000 litros de água, 2.010 litros de detergente, 4.220 litros de cheirinho, 280 quilos de enzilimp (composto orgânico para eliminar odores) e 388 litros de creolina para limpar as ruas nos focos de folia.

Saúde

Na mesma entrevista coletiva, o secretário de Sáude do Recife, Jailson Correia, apresentou o esquema para atendimento aos foliões no Carnaval 2019, que terá a participação de três mil profissionais e funcionará ate a Quarta-Feira de Cinzas. Estão programadas inspeções nas barracas de alimentos e bebidas, orientações de higiene e manipulação de alimentos aos ambulantes e aos consumidores e ações de controle de doenças, entre outras atividades.

Durante a festa serão distribuídos 800 mil preservativos masculinos, 15 mil preservativos femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante, como medida preventiva contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs/Aids), diz Jailson Correia. A Secretaria de Saúde pretende realizar 100 testes para HIV e sífilis por noite durante o Carnaval 2019 nos postos montados na Praça do Arsenal (Bairro do Recife) e no Ibura, bairro da Zona Sul da cidade.

Também serão distribuídos folhetos educativos bilíngues com orientações sobre a febre amarela. “Já fizemos isso nos dois últimos anos, mas lembramos que o Recife não faz parte das áreas de risco para transmissão da doença”, afirma Jailson Correia.

Últimas notícias