PROGRAMAÇÃO

Confira o que abre e o que fecha durante o Carnaval no Grande Recife

Com a folia tomando conta dos bairros do Grande Recife, alguns serviços ficam suspensos e outros funcionam em horários reduzidos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/02/2019 às 14:45
Foto: Reprodução/Instagram/ Prefeitura de Olinda
Com a folia tomando conta dos bairros do Grande Recife, alguns serviços ficam suspensos e outros funcionam em horários reduzidos - FOTO: Foto: Reprodução/Instagram/ Prefeitura de Olinda
Leitura:

Na animada festa de Momo, que começa neste sábado (2) e vai até a quarta-feira (6), o Grande Recife vira festa em cada esquina. Com isso, alguns serviços passam a funcionar em horário especial e outros ficam suspensos. Confira abaixo o que abre e fecha durante os dias de Carnaval:

Shoppings

RioMar

A mudança no horário começa no sábado, quando as lojas, praça de alimentação e lazer passam a funcionar das 9h às 19h. No domingo, segunda e terça, as lojas estarão fechadas, com exceção da Le Biscuit, Centauro, Lojas Americanas e Supermercado Perini, que funcionam das 12h às 21h. Neste mesmo horário também estarão abertas as praças de alimentação e lazer. Na quarta-feira de Cinzas, onde também é feriado da Data Magna, o RioMar abre das 12h às 22h com funcionamento completo.

Plaza Shopping

A partir das 10h do sábado, as lojas, praça de alimentação e Game Station estarão abertas, e estendem o funcionamento até as 19h. Com exceção da Americanas, que abre uma hora mais cedo, às 9h.

Entre o domingo e terça todas as lojas ficam fechadas, exceto a Americanas (12h às 20h). O cinema também abre todos os dias durante o carnaval, conforme programação e horário dos filmes.

Shopping Recife

No sábado tudo funciona das 9h às 19h. Como a maioria dos outros estabelecimentos, do domingo à terça, as lojas fecham, mas permanecem em funcionamento as praças de alimentação e lazer, das 12h às 20h. Na quarta o  shopping abre das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista

Na sexta-feira o shopping já começa fechando mais cedo, às 18h; abre às 9h. No sábado e domingo é fechado. Já na segunda e terça, apesar das lojas permanecerem sem funcionamento, o Game Station abre das 11h às 21h, e o cinema segue a programação normal. A praça de alimentação tem funcionamento facultativo, das 12h às 19h. Na quarta todo o mall abre das 12h às 21h.

Shopping Tacaruna

No sábado, o shopping inicia o funcionamento às 9h, exceto o Hiper Bompreço, que abre uma hora mais cedo, às 8h. As lojas e quiosques ficam abertos até as 17h. Já a Praça de Alimentação e Game Station têm o horário estendido até as 20h.

No domingo, segunda e terça, as lojas e quiosque ficam fechados. O Hiper Bompreço, Lojas Americanas e Le Biscuit abrem todos esses dias, das 9h às 18h -  apenas no domingo ficam com horário estendido até às 20h. Nestes mesmos dias, as praças de alimentação e de eventos abrem sempre das 12h às 20h. 

Na quarta-feira os horários mudam, apesar de continuar sendo feriado: lojas, quiosques, praças de alimentação e Game Station começam a operar a partir do meio dia e ficam abertos até as 21h. O Hiper Bompreço começa a funcionar mais cedo, às 8h e vai até as 22h30.

O cinema opera das 14h às 22h30 do sábado à quarta-feira.

Shopping Guararapes

O mall começa a funcionar às 9h do sábado. As lojas fecham às 19h. A praça de alimentação e Game Station funcionam até as 20h. Já no domingo, todas as lojas estarão fechadas. Funciona apenas a praça de alimentação, das 12 às 20h; e Game Station, das 12h às 21h. 

Segunda-feira (Lojas fechadas, exceto lojas abaixo)

Alimentação 
Das 12h às 20h (facultativo)
Lazer 
Das 12h às 21h 
Game Station
Das 12h às 21h
Cinema
Conforme Programação
Circo Show
Das 12h às 21h
Hiper Bompreço
Das 9h às 20h
Farmácia Santa Maria
Das 9h às 20h
Le Biscuit
Das 12h às 20h
C&A
Das 12h às 20h
Marisa
Das 12h às 20h
Ticket Folia
Das 12h às 18h
Drogasil
Das 12h às 20h
Centauro
Das 12h às 21h
Leader
Das 12h às 21h
Delta Café
Das 12h às 21h
Farmácia Pague Menos
Das 12h às 20h
 

Terça-feira (Lojas fechadas, exceto lojas abaixo)

Alimentação 
Das 12h às 20h (facultativo)
Lazer 
Das 12h às 21h 
Game Station
Das 12h às 21h
Cinema
Conforme Programação
Circo Show
Das 12h às 21h
Hiper Bompreço
Das 9h às 19h
Farmácia Santa Maria
Das 9h às 19h
Le Biscuit
Das 12h às 20h
Drogasil  
Das 12h às 20h
Delta Café
Das 12h às 21h
Farmácia Pague Menos
Das 12h às 20h
 

Quarta-feira

Lojas e alimentação 
Das 12h às 21h 
Lazer 
Das 12h às 22h 
Game Station
Das 12h às 22h
Cinema
Conforme Programação
Circo Show
Das 12h às 22h
Hiper Bompreço
Das 8h às 22h
Farmácia Santa Maria
Das 8h às 22h
Lojas Americanas
Das 12h às 22h
Delta Café
Das 12h às 22h
La Donna
Fechado
Boris  Berenstein
Fechado
Hope
Fechado
Correios
Fechado

Paço Alfândega

Em todos os dias do Carnaval as lojas do shopping ficam fechadas. Funcionam apenas a praça de alimentação e quiosques que vendem adereços carnavalescos, sempre das 12 às 22h. Na quarta-feira este serviço encerra mais cedo, às 20h, e as lojas permanecem fechadas.

Shopping Patteo Olinda

Nos dias de folia, todas as operações de compras, serviços, alimentação e lazer estarão funcionando em horário especial. No Sábado de Zé Pereira, o shopping abre das 9h às 22h; já do domingo até a quarta-feira de cinzas, o funcionamento será das 12h às 21h. 

O Shopping Patteo  contará com o serviço de estacionamento especial para foliões durante todos os dias de carnaval. Para deixar o carro estacionado no local, é preciso pagar uma taxa única, diária, de R$ 7 para carro, e de R$ 5 para moto. O serviço fica disponível 24h do sábado à terça-feira.

Paulista North Way Shopping

O sábado de Zé Pereira altera o funcionamento do mall. As lojas e praça de alimentação funcionam das 9h às 19h. Áreas de lazer, como o Parks Games, abrem um pouco mais tarde, ao meio dia, mas também encerram às 19h.

Domingo, segunda e terça as lojas fecham. Ficam abertos, das 12h às 21h, a praça de alimentação, área de lazer, Lojas Americanas e Le Biscuit. No feriado da quarta-feira o mall abre das 12h às 22h.

Lojas do Centro do Recife

Todas as lojas do Centro da cidade ficam fechadas durante o carnaval, já que o local é um dos principais pontos da folia. Já na quarta, o funcionamento do comércio é facultativo, podendo abrir ou não de acordo com cada administração.

Mercados e Feiras

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do Carnaval, os horários dos mercados públicos, feiras novas e centros de comércio popular serão alterados em alguns dias. No sábado e na segunda-feira, todos os mercados públicos e feiras novas funcionarão normalmente, das 6h às 18h.

No entanto, no domingo, na terça-feira e na quarta de Cinzas , funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista na terça-feira, que funcionará até as 18h.

Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado até a terça-feira. O funcionamento volta ao normal na quinta-feira, das 8h às 18h.

Bancos

Na sexta-feira (1), os bancos funcionam em horário normal, das 10h às 16h. No período do Carnaval, a partir do sábado, as agências estarão fechadas, inclusive na quarta-feira de cinzas. Os bancos reabrem na quinta-feira (7).

Saúde

Durante todo este feriadão de Carnaval, as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na quinta-feira.

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.

Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando no feriadão.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará sábado e domingo, das 8h às 12h, para os moradores do Recife que já estão em tratamento. O serviço será retomado na quinta-feira.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

Compesa

Durante as festividades do Carnaval, as Lojas de Atendimento da Compesa não funcionarão, exceto as unidades de Itamaracá e de Pau Amarelo, em Paulista. As lojas em todo Estado encerram as atividades a partir das 14h desta sexta-feira, e permanecem fechadas até a quarta-feira.

Apesar do recesso, uma equipe de plantão estará escalada para atuar em situações emergenciais. As atividades voltam ao normal na quinta-feira.

Neste período os clientes poderão contar com o serviço de atendimento pelo call center que funciona 24 horas por dia. As reclamações sobre extravasamento de esgoto e vazamentos devem ser feitas pelo telefone 0800 081 0185. Para os demais serviços e informações os clientes devem ligar para 0800 081 0195.

As Lojas de Atendimento de Itamaracá e de Pau Amarelo funcionarão no horário das 8h ao meio-dia, no sábado; e das 8h às 17h, no domingo e segunda-feira, com intervalo entre meio dia e 13h. Apenas a unidade de Itamaracá funciona na terça-feira, no mesmo horário; na quarta-feira não funcionará. Já a Loja de Pau Amarelo estará fechada na terça e na quarta.

Pela quantidade de turistas que se deslocam para estas praias, a companhia dará suporte no abastecimento de água dessas localidades com carros-pipa.

Ciclofaixas e Academias do Recife

As 19 Academias Recife funcionam até a sexta-feira (1) e ficam fechadas entre os dias 2 e 6 de março, retomando o expediente na quinta-feira (7). Já a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não estará montada no próximo domingo. O percurso de 36,5 km estará de volta no domingo pós-folia, dia 10 de março.

Parques

O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, não estará funcionando durante o período carnavalesco. A partir deste sábado (2), o equipamento suspenderá suas atividades devido às festividades da data. O Econúcleo retoma seu funcionamento normal na próxima quinta-feira (07), das 9h às 17h.

O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, também não funcionará durante a festa de Momo. O Jardim retoma seu funcionamento na próxima quarta-feira (6), das 9h às 15h30, para visitação. 

Atendimento à Mulher

Durante o Carnaval, o Centro de Referência Clarice Lispector estará funcionando na Central da Mulher, na Rua do Observatório, no Recife Antigo. As equipes multidisciplinares estarão atendendo e acolhendo mulheres em situação de violência das 18h às 2h da manhã.

Na quinta-feira, o Centro volta a funcionar na sua sede. O telefone do Liga, Mulher (0800 281 0107) também funcionará na Central da Mulher, das 18h às 2h da manhã. Já o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago estará fechado durante todo o período carnavalesco.

Bibliotecas Municipais

As Bibliotecas Populares de Afogados e de Casa Amarela funcionam nesta sexta até as 13h. De 02 a 06 de março estarão fechadas.

Emprego

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Soledade e Rio Branco funcionam até às 12h da sexta e reabrem na quinta-feira. A agência de Afogados estará fechada na sexta e reabre na quinta.

Expresso Cidadão

Os Expressos Cidadão funcionam normalmente nesta sexta-feira, e fecham do sábado até a quarta-feira, retornando às atividades na quinta.

Haverá funcionamento diferenciado nesta sexta-feira apenas para os Expressos da Boa Vista, Olinda (Centro da Moda, em Peixinhos) e Cordeiro (Parque de Exposições): No Cordeiro, o atendimento ao público será feito das 7h30 às 10h30 e das 16h às 19 horas. A unidade da Boa Vista estará aberta das 8h às 18h, enquanto que o Expresso Cidadão de Olinda funcionará das 7h30 às 10h30 e das 14h às 17 horas.

Procon

Durante a folia momesca, o Procon Recife funcionará na Central do Carnaval, das 16h à meia-noite, na Rua do Observatório, Praça do Arsenal, Recife Antigo.

A sede e os postos avançados do Compaz Ariano Suassuna e do Compaz Eduardo Campos estarão fechados e voltam a funcionar na quinta-feira, das 8h às 13h.

Últimas notícias