PRÉDIO HISTÓRICO

Câmara do Recife cria comissão para acompanhar a situação do Holiday

O prédio, onde vivem mais de três mil pessoas, está sem energia elétrica e água desde a quarta-feira (6)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/03/2019 às 9:39
Foto: Ezequiel Quirino/TV Jornal
O prédio, onde vivem mais de três mil pessoas, está sem energia elétrica e água desde a quarta-feira (6) - FOTO: Foto: Ezequiel Quirino/TV Jornal
Leitura:

A Câmara de Vereadores do Recife criou, nessa segunda-feira (11), uma comissão especial para acompanhar a situação do Edifício Holiday, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O prédio, onde vivem mais de três mil pessoas, está sem energia elétrica e água desde a quarta-feira (6).

A comissão será formada pelos vereadores Aerto Luna (sem partido), Samuel Salazar (PRTB), João da Costa (PT), Aderaldo Pinto (PSB), Hélio Guabiraba (PRTB), Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Rinaldo Junior (PRB).

Segundo o vereador Aerto Luna, o poder público precisa se mobilizar para evitar o caos. “O Holiday passa hoje por um problema gravíssimo. Precisa de políticas públicas para resolvê-lo. É preciso ajudar, antes que aconteça o caos”, afirmou o parlamentar.

Aerto Luna, que será o presidente da comissão, também disse que o colegiado deve ser instalado na tarde desta terça-feira (12), por volta das 17h. De acordo com o vereador, o primeiro passo a ser tomado pelo grupo deve ser uma visita ao Edifício Holiday, mas isso apenas acontecerá após a aprovação do cronograma de trabalhos da comissão. Após isso, Luna deve propor a realização de uma audiência pública para ouvir moradores e poder público, com o objetivo de apontar possíveis soluções para o problema.

Problemas nas instalações elétricas

Por meio de nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) relatou que, amparada em uma decisão judicial, o fornecimento de energia só será feito após as "condições precárias das instalações elétricas do prédio, que apresentam risco iminente de incêndio e acidentes" forem regularizadas.

Também nessa segunda (11), moradores do Holiday ingressaram com recurso na justiça para tentar derrubar uma liminar que autoriza a Celpe a não fornecer energia elétrica ao edifício. Apesar disso, mais de 50 famílias já haviam deixado o prédio até a manhã da segunda.

Nota da Celpe

"Em nota, a Celpe informou que, amparada por determinação judicial da 2ª Vara Cível da Capital, não promoverá a religação do Edifíio Holiday. "A decisão foi tomada em função das condições precárias das instalações elétricas do prédio, que apresentam risco iminente de incêndio e acidentes envolvendo energia elétrica", escreveu a companhia.

"A Celpe reforça que a medida foi adotada com a finalidade exclusiva de resguardar a vida dos moradores do Edifício Holiday. Com relação a pessoas mais idosas e com dificuldade de locomoção, em caso de um incêndio proveniente de um eventual curto-circuito nas instalações internas, os moradores com mobilidade comprometida seriam os primeiros a serem afetados", explica a Celpe, em nota.

A empresa reiterou ainda que não realizou ação de suspensão do fornecimento de energia. Segundo a Celpe, na última quarta-feira (06), uma ocorrência nas instalações internas do edifício, que também afetou a rede elétrica, provocou a interrupção no fornecimento do prédio. "O fornecimento de energia será restabelecido tão logo o condomínio promova as correções elétricas necessárias e apresente condições seguras para os moradores, conforme prevê a legislação do setor elétrico nacional", afirma."

Últimas notícias