HIV

Ato no Recife é realizado em solidariedade às pessoas afetadas pela Aids

A mobilização aconteceu nessa sexta-feira (17) e denunciava a desaposentação das pessoas soropositivas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/05/2019 às 19:12
Foto: Agência Brasil
A mobilização aconteceu nessa sexta-feira (17) e denunciava a desaposentação das pessoas soropositivas - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

Nessa sexta-feira (17) um ato em solidariedade às pessoas afetadas pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), causada pelo vírus HIV, foi realizado no Recife. Com o tema "Intensificando a luta pela saúde e pelos direitos", o ato promovido pelo Grupo de Trabalhos em Prevenção (GTP) Posithivo aconteceu em frente à sede da Previdência Social (INSS), localizada no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana.

Os presentes na mobilização, chamada de À Luz de Velas, denunciavam a desaposentação das pessoas soropositivas. "A desaposentação para as pessoas com HIV, que são aposentadas por invalidez, estão sendo chamadas pela Previdência Social e na hora da perícia muitas vezes o perito nem olha as pessoas e nem os documentos. No caso das pessoas com HIV, eles pedem para elas voltarem para casa e recebem da Previdência Social avisando que o benefício será cortado'', declarou o coordenador geral do GTP Posithivo, Wladimir Reis.

Início

A desaposentação das pessoas com HIV teve início em 2016 no governo do então presidente Michel Temer. De acordo com o coordenador, o benefício serve de auxílio para os soropositivos em diversos aspectos. "Esse recurso possibilita o transporte para ela ir ao hospital, os atendimentos nos serviços de saúde, uma melhor qualidade de vida. Um salário mínimo que dá uma condição, pelo menos, de uma alimentação mais ou menos saudável", disse.

Últimas notícias