RMR

Apac estende alerta de chuvas para Região Metropolitana do Recife

Em alguns municípios da Zona da Mata já há registros de fortes chuvas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/05/2019 às 12:45
Felipe Ribeiro / JC Imagem
Em alguns municípios da Zona da Mata já há registros de fortes chuvas - FOTO: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Leitura:

Após alertar sobre as chuvas que já alagam alguns municípios da Zona da Mata do Estado, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) estendeu, nesta quarta-feira (29) o sinal de atenção para toda a Região Metropolitana do Recife. A previsão é que ocorram fortes chuvas durante as próximas 24h.

Os cuidados devem ser redobrados no município de São Lourenço da Mata, onde segundo a Apac, o Rio Capibaribe já atingiu a cota de alerta. Isso significa que comunidades ribeirinhas podem ser atingidas com enchentes a qualquer momento, já que a previsão é que as chuvas continuem. Ainda segundo a Apac, o monitoramento do rio está sendo feito junto à Codecipe para que, em caso de emergência, sejam tomadas providências

Barreiros

O município de Barreiros, na Zona da Mata Sul, já está sendo atingido pelas chuvas. Nas últimas 24 horas, choveu 212,69 mm na cidade. Ao menos cinco bairros estão totalmente alagados e o acesso à cidade, pela PE-60, está parcialmente interditado. As aulas estão suspensas em várias escolas, nesta quarta-feira (29).

Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE), cinco bairros da cidade estão alagados e 100 famílias foram atingidas. Além disso, há pontos com deslizamento de barreiras, sendo um no bairro de Pibiri, dois em Pedro Afonso e outro na Colina Dourada. A CODECIPE ainda não tem a informação de quantas casas foram atingidas e se pessoas ficaram feridas.

Defesa Civil

A Defesa Civil orienta também que em caso de necessidade, tanto na Zona da Mata quanto na Região Metropolitana, moradores de áreas de risco procurem abrigos seguros. No Recife, o órgão mantém um plantão permanente, podendo ser acionado pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.

Últimas notícias