Eficiência Energética

Eficiência energética em workshop

Gestão de energia e chamadas públicas de projetos da Celpe serão abordadas no evento

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/06/2019 às 8:10
Divulgação
Gestão de energia e chamadas públicas de projetos da Celpe serão abordadas no evento - FOTO: Divulgação
Leitura:

Para melhorar as instalações nos usos finais de energia elétrica, como iluminação, condicionamento ambiental, refrigeração, sistemas motrizes, dentre outros, empresas e instituições públicas e privadas podem submeter projetos para participar das Chamadas Públicas anuais promovidas pelo Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No estado, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) é a responsável por validar esses projetos.

Para entender melhor sobre esse assunto, será realizado nesta segunda-feira (10) um workshop no auditório do JCPM Trade Center, no Pina. O evento, que conta com a organização do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, tem foco nas Chamadas Públicas e irá trazer especialistas para debater sobre o tema e ajudar os participantes na elaboração dos projetos.

A procura por sistemas eficientes que reduzam o consumo de energia são cada vez mais procurados pelas empresas ou instituições. João Gabriel Pereira de Almeida, especialista em iluminação artificial e um dos palestrantes do evento, conta como um projeto pode resultar em economia.

“Um bom projeto de iluminação deve primeiro atender às referências normativas. Além disso, um projeto que presa pelo menor consumo de energia deve utilizar produtos eficientes, controles de ligar e desligar adequados, por exemplo, e estar sendo analisado por um profissional especializado”, explica.

João Gabriel Pereira faz parte da programação da Sala A no turno da tarde do workshop. Isso porque o evento oferece opções de duas salas com diferentes palestras para os participantes. A programação dessas salas irá contar, além de João Gabriel Pereira, com Alberto Fossa, especialista em energia pela ONU; Tomaz Cleto, especialista em sistemas de climatização e ar condicionado; e Rodolfo Pinheiro, especialista em eficiência energética no SENAI - IST ENERGIA.

Pela manhã todos os participantes participam das apresentações sobre os Canais de Atendimento Celpe e Neoenergia, Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PEE) e Mecanismos da Chamada Pública da Celpe irão acontecer no auditório do JCPM Trade Center.

“Com esse evento, a intenção da Celpe é divulgar o mecanismo das Chamadas Públicas para os consumidores e capacitá-los a apresentar projetos de eficiência energética anualmente quando as Chamadas forem lançadas”, explica a gerente de eficiência energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, que irá falar sobre o PEE.

O workshop Eficiência Energética já passou pela Bahia e, depois do Recife, onde as inscrições já foram encerradas, será realizado nas cidades de Caruaru e Petrolina/Juazeiro. Para mais informações sobre o Programa de Eficiência Energética e as Chamadas Públicas, os interessados podem acessar o site www.celpe.com.br.

Últimas notícias