MÚSICA ERUDITA

Teatro de Santa Isabel recebe concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Recife

Na ocasião, o maestro Marlos Nobre celebra com a Orquestra Sinfônica do Recife a obra do sinfonista europeu Johannes Brahms

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/06/2019 às 16:55
Foto: Andréa Rêgo Barros/ Prefeitura do Recife
Na ocasião, o maestro Marlos Nobre celebra com a Orquestra Sinfônica do Recife a obra do sinfonista europeu Johannes Brahms - FOTO: Foto: Andréa Rêgo Barros/ Prefeitura do Recife
Leitura:

Amantes da música erudita terão a oportunidade de apreciar um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) nesta quarta-feira (19) no Teatro de Santa Isabel. Na noite, será celebrada, sob a regência do maestro Marlos Nobre, a obra de Johannes Brahms, um dos mais importantes compositores do romantismo europeu. Este será o quarto concerto da temporada 2019 da Orquestra, que também preparou atividades para estudantes de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR).

Nesta terça-feira (18), cerca de 100 alunos de escolas do Grande Recife participam de uma aula nada convencional, também no Teatro de Santa Isabel. Idealizado pelo maestro Marlos, o projeto Concertos para a Juventude proporcionará aos jovens aprender sobre compositores, composições e sonoridade da música erudita. “Eu faço uma explicação de cada instrumento para que eles entendam o que é uma orquestra. Depois, tocamos junto com eles. É sempre um momento muito especial e marcante para esses jovens, é como o despertar de uma sementinha. Já vimos casos, inclusive, de crianças que despertam para a música e depois retornam contando que estão estudando instrumentos”, conta o maestro, que está à frente da OSR desde 2013.

Duas obras de Brahms

No concerto da quarta-feira, duas obras de Brahms serão executadas. A primeira é a Abertura Trágica, obra de grande dramaticidade, e a segunda é Sinfonia Nº 1. Segundo Marlos Nobre, ambas são de grande impacto. “São duas obras brilhantes de Bramhs. Esperamos, como nos últimos concertos, o Teatro lotado. As pessoas gostam bastante. E, por mais incrível que pareça, cerca de 70% do público são pessoas jovens. Isso é muito legal porque ajuda a perpetuar e, a cada concerto que vão, seja para conhecer ou voltando, eles chamam mais pessoas”, comenta o maestro.

Ingressos

Para o Concerto da Juventude é necessário agendamento prévio das escolas, mas a visita é gratuita. Na noite da quarta-feira, o concerto está marcado para 20h. Os ingressos começam a ser distribuídos, na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, a partir das 19h.  A entrada também é gratuita.

 

Últimas notícias