Conscientização

Pernambuco se mobiliza na semana contra o Tráfico de Pessoas

Nesta segunda-feira (29/07), haverá atividades de conscientização para 70 crianças e adolescentes, a partir das 9h30, na sede do BPChoque, no Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/07/2019 às 19:51
Foto: Ilustrativa/ABr
Nesta segunda-feira (29/07), haverá atividades de conscientização para 70 crianças e adolescentes, a partir das 9h30, na sede do BPChoque, no Recife - FOTO: Foto: Ilustrativa/ABr
Leitura:

Na Semana de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Defesa Social (NETP-SDS), inicia nesta segunda-feira (29/07), às 9h30, no Batalhão de Choque de Policia Militar (BPChoque), no bairro do Madalena, no Recife, uma série de ações de preventivas voltadas ao público jovem. A mobilização conta com atividades de conscientização para 70 crianças e adolescentes. A campanha Coração Azul, que simboliza a tristeza dos familiares que foram vítimas deste tipo de crime, prossegue até o dia 5 de agosto.

Nesta segunda (29), a campanha vai oferecer o Museu da Bíblia e o Núcleo de Enfrentamento a Violência Escolar (NEVE) da Prefeitura do Recife. E as crianças com idades entre sete e nove anos da Escola Soldado José Antônio do Nascimento, situada nas dependências da sede do BPChoque, participarão de atividades lúdicas com o professor Murakami, do Instituto Lucia Ferraz. Já as crianças maiores de 10 anos estarão presentes num bate-papo sobre tráfico de pessoas, abuso e exploração sexual, conduzido pelo NETP, pela PRF e pelo Departamento de Proteção a Crianças e Adolescentes (DPCA) da Polícia Civil de Pernambuco. 

Prevenção

A gestora do NETP-SDS, Jeanne Aguiar, chama a atenção das crianças e adolescentes para as formas de identificar e prevenir o tráfico de pessoas. “No caso de adolescentes, por exemplo, esse tipo de crime ocorre com a promessa de trabalho como modelo, dançarina ou jogador de futebol. Precisamos despertar nas crianças e adolescentes a sensibilização e conscientização da rede de proteção ao tráfico de pessoas, abuso e exploração sexual, para que não sejam alvos fáceis dessa prática criminosa. De forma didática, orientamos para que não guardem segredos, fiquem atentos a convites aparentemente inocentes e procurem ajuda ao receber convites do tipo. Aparecem na forma de propostas vantajosas, com bons salários e regalias. Depois, os sonhos de jovens são transformados em pesadelos. O público-alvo desses exploradores são pessoas em situações de vulnerabilidade econômica e social”, destaca.

Para realização das ações nas cidades de Recife, Ipojuca e Caruaru, um micro-ônibus adaptado do NETP/SDS vai levar as atividades da campanha à população. Além disso, monumentos públicos serão iluminados com a cor da mobilização, para dar mais visibilidade à causa.

Denúncias

Para obter informações, orientações e fazer denúncias, o cidadão pode ligar para o Disque 100 ou o Ligue 180, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Últimas notícias