MOBILIDADE

Ciclovia Graça Araújo, em Santo Amaro, é inaugurada neste domingo

Novo equipamento fica na Avenida Mário Melo e Rua dos Palmares, no Centro do Recife, com 2,8 km de extensão

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 17/08/2019 às 21:21
Foto: Bianca Sousa/ JC Imagem
Novo equipamento fica na Avenida Mário Melo e Rua dos Palmares, no Centro do Recife, com 2,8 km de extensão - FOTO: Foto: Bianca Sousa/ JC Imagem
Leitura:

A ciclovia construída na Rua dos Palmares (próximo ao Procape) e Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, área central da capital pernambucana, será inaugurada neste domingo pela Prefeitura do Recife, véspera do Dia Nacional do Ciclista. Apesar da entrega oficial, ciclistas estão usando o equipamento há cerca de um mês. Batizada de Jornalista Graça Araújo, em homenagem à apresentadora da TV Jornal que faleceu em setembro do ano passado, a ciclovia tem 2,8 quilômetros de extensão. Recife passa a ter 84,5 quilômetros de rotas cicloviárias.

A meta da prefeitura é acrescentar, até o final deste ano, mais 33,5 quilômetros de trechos destinados aos usuários de bicicletas, totalizando 118 quilômetros com essa finalidade. “A Ciclovia Graça Araújo se conecta com o eixo cicloviário Camilo Simões, que passa pela Rua da Aurora. A ideia é expandir as rotas para os ciclistas sempre interligando a alguma já existente”, explica a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.

Fora a ciclovia Graça Araújo, existem mais três na capital pernambucana: na Avenida Boa Viagem (Zona Sul), na Avenida Norte (Centro-Zona Norte) e na Via Mangue (Zona Sul). “A ciclovia estimula as pessoas a usarem bicicleta nos seus deslocamentos. A da Mário Melo é arborizada, o que dá mais conforto aos ciclistas”, observa Taciana.

O investimento foi de R$ 650 mil. As obras começaram em abril. A faixa para as bikes fica no canteiro central. Foi construída com barreira física (em vez de tachões).

“Minha irmã amava esportes. Não conhecia outra pessoa que mais gostasse de atividades físicas do que ela. É maravilhoso lembrarem dela, uma homenagem muito justa”, afirma Conceição Soares, uma das irmãs da jornalista Graça Araújo. “Qualquer menção ao nome dela é bem-vinda”, complementa, lembrando que a irmã era mais adepta a corridas que bicicletas.

“Ela aplaudia qualquer esporte, mas era fã mesmo das corridas”, lembra Conceição. “Ainda sinto muita dor pela morte dela. Vivo pedindo a Deus que me dê saudade de Graça. Porque até agora o que tenho no coração é dor”, lamenta.

PROGRAMAÇÃO

A inauguração será às 9h30, com a presença do prefeito Geraldo Julio e familiares de Graça Araújo. Um trecho da Avenida Mário Melo, no sentido Cabugá-Aurora, vai ficar interditado até o final da manhã. Haverá bloqueio entre as Ruas da Fundição e São Geraldo. Estão previstas atrações culturais, atividades de lazer para crianças (tobogã e pula-pula) e pockets shows.

Últimas notícias