Em um ambiente de confraternização, católicos se reuniram na noite dessa terça-feira (03) para celebrar a abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano. A cerimônia, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Soledade, área central do Recife, marcou o início dos preparativos o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro de 2020, no Recife e em cidades vizinhas.
Nos próximos meses, a Arquidiocese de Olinda e Recife, guiada pelo tema “Pão em todas as mesas”, escolhido para representar esta edição do Congresso Eucarístico, vai intensificar os trabalhos em torno da realização do evento.
“Eu entendo o Ano Eucarístico como uma bênção especial para a Igreja porque vai possibilitar, um ano antes do congresso, motivar todas as paróquias a refletirem sobre a eucaristia. Com certeza, depois do Congresso Eucarístico Nacional, vamos estar muito mais piedosos, muito mais conscientes do valor da eucaristia nas nossas vidas”, afirmou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
Inscrições para voluntários
Na ocasião, dom Fernando também divulgou a abertura das inscrições para os voluntários, disponível para os agentes ligados às paróquias e movimentos da Arquidiocese. O processo seletivo acontece através do site (www.cen2020.com.br e segue até o dia 12 de novembro, data do lançamento do Texto-Base do Congresso 2020.
Antes da missa, os fiéis acompanharam a apresentação de aboiadores e sanfoneiros e a declamação de um cordel. A data da abertura do Ano Eucarístico marcou os 80 anos do III Congresso Eucarístico Nacional, realizado no Recife em setembro de 1939.
A celebração no Santuário Nossa Senhora de Fátima também contou com a presença dos 21 bispos e arcebispos das dioceses e arquidioceses de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, que formam a Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Com uma camisa estampada com a marca do Congresso Eucarístico, a operadora de produção Cristiane Araújo, 39 anos, estava entre os católicos que lotaram a igreja. “Para mim, é uma honra participar dessa abertura, considero histórica”, disse.