crime

Piche despejado ilegalmente no mar polui praias do litoral pernambucano

Praias de Olinda, Recife e Ipojuca foram atingidas pela substância

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/09/2019 às 15:55
Foto: Reprodução/TV Jornal
Praias de Olinda, Recife e Ipojuca foram atingidas pela substância - FOTO: Foto: Reprodução/TV Jornal
Leitura:

Uma substância escura e oleosa apareceu em praias do litoral pernambucano na madrugada desta terça-feira (3). Segundo a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), trata-se de piche lançado ilegalmente ao mar por uma embarcação ainda não identificada. O despejo desse tipo de material na natureza é criminoso e a punição pode chegar até a R$ 50 milhões em virtude do dano causado ao meio ambiente. 

“Identificamos que a substância é piche, a junção de vários óleos pesados que se localizam em combustíveis de navios. Nós sabemos que foi criminoso porque ninguém pode lançar isso no mar. Estamos tentando identificar o navio por meio de rotas e correntes marítimas para tentar pegar quem fez esse lançamento inadequado”, explicou Eduardo Elvino, diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH. 

Vídeos feitos por pescadores e frequentadores de praias como Boa Viagem, na Zona Sul do Recife e Del Chifre, em Olinda, mostram o piche tanto na areia como no mar. Ainda segundo Eduardo Elvino, dependendo da quantidade, a substância pode oferecer danos maiores à fauna e flora marinha - neste caso especificamente, a quantidade foi pequena, já se sabe que não houve tanto impacto.

Responsáveis 

O navio responsável por despejar o material no mar ainda não foi identificado. Entretanto, a CPRH e a Capitania dos Portos estão trabalhando em conjunto para identificar a embarcação responsável. 

Vídeo

A hipótese levantada por pessoas que encontraram a substância nas praias de que o material seria combustível proveniente do vazamento ocorrido na Refinaria de Abreu e Lima, no dia 26 de agosto, está descartada pela CPRH. 

Últimas notícias